Home / Destaque / (Pesqueira e a Cultura!) Casa onde nasceu e morou “o famoso cantor Paulo Diniz” ganha Placa em homenagem a ele

(Pesqueira e a Cultura!) Casa onde nasceu e morou “o famoso cantor Paulo Diniz” ganha Placa em homenagem a ele

A homenagem foi simples, porém bonita e marcante para todos os que amam o Paulo Diniz!

Uma pequena Biografia e uma Seleção de Músicas do nosso Conterrâneo Homenageado:

Biografia de Paulo Diniz

Paulo Diniz (Pesqueira, 24 de janeiro de 1940) é um cantor brasileiro.

Foi para o Recife trabalhar como crooner e baterista em casas noturnas. Foi locutor e ator de rádio e televisão, em Pernambuco e no Ceará. Em 1964 foi para o Rio de Janeiro, onde consultou a Rádio Tupi e passou a compor com mais freqüência. Sua primeira gravação saiu em 1966, com a música O Chorão.

Quatro anos depois lançou dois LPs, e em seguida dedicou-se à tarefa de musicalizar poemas de língua portuguesa de autores como Carlos Drummond de Andrade (E Agora, José?), Gregório de Matos (Definição do Amor), Augusto dos Anjos (Versos Íntimos), Jorge de Lima (Essa Nega Fulô) e Manuel Bandeira (Vou-me Embora pra Pasárgada).

Suas músicas foram gravadas por Clara Nunes, Emílio Santiago, Simone e outros. Entre seus sucessos destacam-se Pingos de Amor, gravado por vários intérpretes, Canoeiro, Um Chopp pra Distrair, I Want to Go Back to Bahia (uma homenagem a Caetano Veloso, então exilado em Londres) e Quem Tem um Olho É Rei, todas em parceria com Odibar.

Fonte da Biografia (https://www.letras.com.br/)

Aprendemos com o tempo que, na maioria das vezes, é na simplicidade das pequenas coisas e atitudes que encontramos a beleza da vida e da felicidade. E foi o que aconteceu neste sábado (09), onde tivemos um destes momentos mágicos e inesquecíveis aqui, na Terrinha das velhas chaminés, a nossa Pesqueira cidade das aparições de N. S. das Graças, Terra do Doce e da Renda Renascença.

A ideia da Homenagem partiu do renomado radialista Geraldo Freire, que com amigos promoveu uma merecida e interessante homenagem ao querido Pesqueirense, o cantor e compositor PAULO DINIZ.
A Casa que ganhou a Placa é a número 06, da Rua Farroupilha, no centro de Pesqueira-PE, próxima ao centenário Colégio Santa Doroteia e, ao Majestoso Prédio da antiga Fábrica Peixe.

Realmente foi uma homenagem merecida, pois o menino Paulo Diniz nasceu e se criou neste lugar que era mais conhecido como o Parreiral, pois naquela época, a casa não tinha uma rua de casas de frente para ela como tem agora e nem a rua era pavimentada o que se tinha ali era um largo terreno tomado pela vegetação rasteira por onde passava um pequeno riacho onde, mais acima, as mulheres lavavam roupas. Portanto, na época da infância e adolescência de Paulo era apenas uma pequena rua de casas simples e pequenas, mas hoje, neste endereço de sua primeira morada temos uma nova casa e em todo o seu entorno novas ruas foram criadas. Tudo se modificou com o tempo, mas todo esse tempo não apagou nem apagará da memória dos pesqueirenses o querido conterrâneo Paulo Diniz que nasceu e se criou ali naquela simplicidade e que tanto brilhou com a sua arte de cantar.

Realmente, este sábado (09), foi um dia de boas recordações, infelizmente, o nosso homenageado não pôde estar presente, devido ao seu estado de saúde atual. Mesmo assim, ele esteve bem presente em nossos corações através das suas canções, que marcaram épocas e ainda hoje conquistam corações amantes da boa musicalidade. Foi inevitável tentar controlar a emoção, que tomou conta de todo o ambiente nesta tarde, ao serem tocadas e cantadas as belas canções de amor dos grandes sucessos de Paulo, canções estas que tiveram ainda um peso maior por serem acompanhadas por jovens músicos do Projeto Sementes do Amanhã (Projeto, formado por crianças e adolescentes de Pesqueira, que também tem o  “dedo” de incentivo e de apoio, do famoso comunicador Geraldo Freire e outros amigos seus da Cultura). Além deste maravilhoso jovem conjunto (coordenado pelo talentoso músico e professor Júnior do Cavaco) ainda fomos agraciados pelas bela voz do cantor das Multidões Sérgio Amaral (Carnavalesco Pesqueirense), a da cantora Dona Isabel do INSS (moradora desta mesma Rua Farroupilha), e para completar tudo a famosíssima voz  (do convidado de honra) o Almir dos Fevers (um dos conjuntos que fez um dos maiores sucessos). Sinceramente, o Cerimonial foi um momento ímpar e estar presente, com cerca de mais de cem conterrâneos e alguns convidados ilustres que vieram com o Geraldo Freire, participando deste Evento de uma Homenagem tão bem merecida a este que é um dos grandes nomes da Música Popular brasileira, nos foi muito gratificante.

Pecaríamos se aqui tentássemos nomear os participantes que abrilhantaram este momento Histórico. Portanto, em nome de todos que estiveram presentes agradecemos ao estimado comunicador Geraldo Freire (pela sua invejável iniciativa) e aos demais amigos que cooperaram para que tudo fosse realizado como sucesso. Ressaltamos dentre todos  os ilustres colaboradores o Sr. Silvo Amorim (Presidente do Instituto Arqueológico de Pernambuco que deu sua grande participação para que o momento acontecesse). E desde já, agradecemos também aos Convites que nos foram feitos pelos empresários Luiz Henrique (da UNOPAR) e o Sr. Eleno da Pousada Vila Bela (cunhado da saudosa Sr ª Maria Dolores de Araújo, proprietária da casa que recebeu a Placa, atualmente quem reside na Casa são as filhas dela que deram todo o apoio a ideia para a possível realização do Projeto). Não podemos deixar de salientar que tivemos presente um grupo seleto de torcedores do Santa Cruz, um grupo de intelectuais, poetas e escritores representando a APLA,  alguns moradores do Bairro, empresários e amigos do comunicador como a exemplo do seu mais chegado amigo Júnior do MERCADINHO ECONÔMICO (o qual incomodei muito hoje, pedindo-lhe mais informações sobre os convidados especiais da Caravana do Geraldo Freire, que esteve visitando a nossa Feira do Sábado, esteve em um sítio na Serra do Ororubá, no Mercadinho Econômico (sempre molhando a garganta com para refrigerar ou aquecer com águas misturadas, daquelas que passarinho não bebe), ou seja, foi mais um dos dias de descontração e lazer destes amigos que têm como missão promover a nossa Cultura. Pois, segundo o empresário Júnior, este geralmente é o roteiro que o Geraldo Freire sempre gosta de fazer quando vem a Pesqueira (visitar a nossa Feira, conversar com o seu Povo, rever os Amigos e ir ao Sítio). Temos algumas imagens destes momentos de brincadeiras e descontração do espirituoso Geraldo Freire nestes passeios, para não ficar só como mais um “Fuxico” do “www.pesqueirafuxico.com”. Postaremos um pequeno vídeo no final.

Na verdade, o Evento da Homenagem foi realizado sem uma prévia divulgação para o público e, devido a isso, muita gente, após assistir ao vídeo ao vivo,  nos perguntou o porquê de não terem avisado nos meios de comunicação sobre este Cerimonial de Homenagem a Paulo Diniz antes. Porém, esta explicação só nos foi dada no momento do Evento. Veja que, no início do vídeo, o próprio Geraldo Freire explica o porquê dele não ter divulgado antes. Segundo ele, na verdade, ele estava fazendo tudo, sem muito alarde, para fazer uma surpresa ao Cantor Paulo Diniz.

Veja todo o Cerimonial em imagens de vídeo, transmitido ao vivo para a nossa HOME PAGE, e em algumas fotos que registarmos deste Momento Histórico!

Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com,11/04/2022.

Cerimonial de Inauguração de uma Placa em homenagem ao brilhante e famoso cantor Paulo Diniz, nosso conterrâneo, que nasceu e morou neste endereço por muitos anos.

Fotos:

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top