Curso contará com 12 docentes dos campi Abreu e Lima, Belo Jardim e Pesqueira e está previsto para iniciar em 2024
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou, na última quarta-feira (07), a criação do Curso de Mestrado Profissional em Enfermagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), que será sediado no Campus Pesqueira, no agreste pernambucano.
O parecer do Conselho Técnico Científico da Educação Superior da CAPES destaca que “a proposta atendeu aos critérios estabelecidos pela CAPES e critérios da Área de Enfermagem. O curso proposto está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPE e tem o potencial de atender às necessidades de formação de recursos humanos que contribuam para o desenvolvimento regional. Constata-se coerência e consistência na concepção da proposta e na qualificação do seu corpo docente, que apresenta perfis de produção bibliográfica e técnica compatíveis com às exigidas pela área de Enfermagem”.
O parecer da CAPES ressalta ainda: “Ao se observar o elevado quantitativo de enfermeiros no estado de Pernambuco, sua considerável localização nos municípios do interior, a baixa quantidade de enfermeiros com titulação de mestrado, principalmente na modalidade profissional, a importância das demandas para qualificação voltadas à prática profissional e para assistência que contemplem as necessidades de saúde locais e regionais, a possibilidade de mudança da realidade por meio da adoção de práticas inovadoras, reforça-se a relevância da oferta de mestrado profissional em Enfermagem.”
O IFPE será o primeiro Instituto Federal do Brasil a ofertar um mestrado em Enfermagem e será o primeiro existente na modalidade profissional no estado. O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) do IFPE contará com 12 docentes dos Campi Abreu e Lima, Belo Jardim e Pesqueira e é fruto de articulação iniciada em 2021 entre docentes e gestores dos referidos campi, juntamente com a Reitoria do IFPE por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq).
O curso tem como objetivo formar mestres em Enfermagem para atuação sobre a realidade da saúde nos diversos cenários de cuidado humano, com vistas ao exercício da prática profissional qualificada e interdisciplinar na rede de serviços de saúde, que promova a melhoria da assistência por meio da difusão do conhecimento científico e do desenvolvimento de produtos, processos, métodos e técnicas inovadoras para o cuidado integral e que contribua para a resolução das demandas de saúde e a melhoria da qualidade de vida da população.
O PPGEnf contará com uma área de concentração: “Tecnologias e práticas no processo e cuidar em enfermagem”, e duas linhas de pesquisa: “Práticas de enfermagem na assistência integral à saúde” e “Tecnologia e inovação no cuidado interdisciplinar”.
“Existe elevada quantidade de enfermeiros e enfermeiras residentes no interior do estado que não são mestres e não têm disponibilidade geográfica e logística para cursar as opções de mestrado em Enfermagem disponíveis em Pernambuco, que são todas em cursos de mestrados acadêmicos e localizadas na capital. Dessa forma, estamos muito felizes pois a oferta do Mestrado Profissional em Enfermagem no agreste pernambucano irá possibilitar o acesso e, logo, a qualificação de enfermeiros e enfermeiras que atuam no interior do estado, sem excluir aqueles da região metropolitana que tenha interesse e perfil elegível para cursar a modalidade de mestrado profissional”, explica o professor do IFPE Nelson Galindo, coordenador da proposta do mestrado.
De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE, Mário Monteiro, o projeto do Mestrado em Enfermagem do Campus Pesqueira representa uma grande conquista para a pós-graduação stricto sensu do IFPE, que conta agora com o quarto curso de mestrado. Outro destaque importante é a relevante contribuição que o IFPE dá para a Rede Federal e para o estado de Pernambuco. “Esse projeto inovador para a Rede Federal contribuirá significativamente para a interiorização da pesquisa e para melhorias na qualificação profissional na Área de Saúde dos profissionais de Enfermagem do Estado de Pernambuco. Trabalho maravilhoso do Campus Pesqueira do IFPE, conduzido pelo Prof. Nelson Galindo, com apoio e acompanhamento brilhante da nossa Coordenadora de Pós-Graduação da Propesq, Magadã Lira”, avalia Mário Monteiro.
O curso ofertará 12 vagas destinadas aos portadores de diploma de Graduação em Enfermagem, que possuam experiência profissional mínima de um ano e vínculo empregatício. A primeira turma está prevista para 2024.
IFPE Pesqueira,15/06/2023,