Frei Luciano, coincidetemente, faleceu no dia de Nossa Senhora da Conceição! E hoje, 06/12/2014, foi sepultado ao lado da imagem Dela!
Conheça um pouco sobre o exemplo de vida dado por Frei Luciano, através desta Canetada On-line do Dr. Jurandir Carmelo. Veja, também, fotos da Procissão (que atraiu uma multidão de Fiéis Católicos) em carreata realizada, neste sábado 05/12/2014, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição que teve a sua imagem conduzida em veículo aberto e acompanhada por um carro do Corpo de Bombeiros, que trazia a Urna com os Restos Mortais de Frei Luciano (para ser sepultado ao lado da Imagem, desta Santa, já existente na Gruta do Convento dos Franciscanos aqui de Pesqueira).
Este foi um dia de comemorações que se perpetuará na história da Igreja Católica de Pesqueira. Entre as comemorações tivemos a Missa Campal, Quermesse (venda de comidas típicas) e Show Musical ao lado da Igreja.
Francisco Mendes Galindo (www.pesqueirafuxico.com)
Assim era Frei Luciano.Segundo,Dr.Jurandir Carmélo.
Quem o conheceu em vida, jamais o esquecerá. Lágrimas rolam por dentro e por fora. Por fora escorrem na face dos homens, das mulheres, dos jovens das crianças. Por dentro fecundam a semente do bem. Dom Luciano, era assim que eu tratava esse homem de Deus. Viveu para Deus e para os pobres. Peregrinou na estrada do amor, da devoção ao Senhor. Em romaria jordaneou, com os pobres do Senhor, os caminhos da vida. Viveu, para a caridade! Em um só homem, vários corações! Era assim que eu o definia. Um coração para Deus! Outro para os pobres. Transmitia humildade. Levava a sua mensagem de paz, amor e segurança espiritual para os que lhe procuravam. Dom Luciano morre no dia de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, a Padroeira do Convento dos Franciscanos de Pesqueira e do bairro do Prado, que ele tanto amou. Tantas vezes celebrou o Sagrado Sacrifício da Missa, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Santa de sua devoção. Morreu Frei Luciano Maciel Pinheiro, ou Dom Luciano, como eu o chamava, no dia 08 de Dezembro de 2009, Dia de Nossa Senhora da Conceição. O repicar dos sinos do convento se dividia em duas tonalidades: um anunciava a festa maior da padroeira do Bairro Prado; outra anunciava a morte desse Homem Santo, desse Santo Homem. Nos seus 22 anos de Pesqueira pregou o bem aos seus fiéis. O templo da Imaculada Conceição, no seu dia, esteve em festa. Festa para homenagear a sua padroeira. Festa porque do seu interior sentia-se a presença do seu pastor maior, Dom Luciano. Homens como Dom Luciano, não morrem! São povoados do sentimento do amor, do espírito de luz. Neles não há espaço para trevas! O submundo da escuridão não lhes alcança. Coração de Deus, alma de Deus! Alma de Deus, coração dos pobres! Era o seu lema de vida! Não conhecia o ódio! Conhecia e vivia o amor! Dom Luciano era um sábio! “A pessoa sábia não desce pelo caminho da morte, mas sobe pela estrada da vida.” (PV 15:24 – REI SALOMÃO). Dom Luciano subiu pela estrada da vida! Gravataense de nascimento, pesqueirense de coração, parte Dom Luciano para o encontro com o Senhor, aos 87 anos de idade. Franciscanos, ainda jovem, participou das missões de Frei Damião. Deixou a marca da dignidade, da integridade e da moral elevada. Mais do que isso: deixou a lição da simplicidade, criando a grande escola da humildade, do bem!
Francisco Mendes Galindo/Pesquierafuxico.com/ e Canetadas On-line de Jurandir Carmélo
Veja fotos e um pequeno vídeo da chegada da procissão!