Paralisação dos metroviários termina apenas às 5h do sábado / Foto: Bobby Fabisack / JC ImagemParalisação dos metroviários termina apenas às 5h do sábadoFoto: Bobby Fabisack / JC Imagem
Esta sexta-feira (29) deve ser marcada por uma série de paralisações de diversas categorias trabalhistas que se juntam ao Dia Nacional de Paralisação contra o projeto de lei (PL) 4.330. A proposta está em votação no Senado e prevê a ampliação da terceirização. Dentre os profissionais que paralisam as ações nesta sexta estão metroviários, rodoviários, servidores públicos, federais e estaduais, além da iniciativa privada como metalúrgicos, químicos e petroleiros.
A paralisação também é um protesto contra as medidas provisórias (MPs) 664 e 665, responsáveis pela regulamentação do acesso aos benefícios previdenciários, abono salarial e seguro desemprego. Confira:
METRÔ – O metrô só funciona em horários intercalados, quando houver o maior pico de usuários: das 5h às 9h e das 16h às 20h. Já os Veículos Leves sobre Trilho (VLTs) com destino Cabo/Cajueiro Seco e Cajueiro Seco/Curado não irão funcionar.
SERVIDORES DA UFPE – Trabalhadores e técnicos administrativos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se concentraram nesta quinta-feira (28) para a entrega de uma pauta de reivindicações direcionadas ao reitor da instituição, Anísio Brasileiro. Este ato na UFPE é a primeira atividade de greve por tempo indeterminado da categoria.
UNIVERSIDADES – As Universidades de Pernambuco e Federal Rural de Pernambuco emitiram nota informando sobre a paralisação das atividades nesta sexta. Na UFPE a paralisação está válida para os três turnos; já na UPE, as aulas estão suspensas apenas no período da manhã. Além das sedes no Recife, a UPE também suspendeu as aulas nos campi Camaragibe e Mata Norte.
PROFESSORES DA REDE ESTADUAL – As aulas nas escolas da rede estadual de ensino estão suspensas nesta sexta-feira também. Os professores deflagraram uma nova greve, a segunda apenas este ano.
ESCOLAS PARTICULARES – O sindicato dos professores da rede privada de Pernambuco (Sinpro-PE) realiza assembelia nesta sexta-feira para debater a pauta de reivindicações e decidir se entram ou não em greve.
BANCOS – O sindicato dos bancários de Pernambuco informou que a paralisação da categoria será parcial nesta sexta-feira e que cada banco define os horários de funcionamento de suas agências. A categoria já garantiu sua adesão ao movimento desta sexta.
ÔNIBUS – Os rodoviários param as atividades a partir das 4h30. A previsão é de que de os serviços voltem a funcionar no período da tarde.
Encartnotícias
NE10