PROJETO DE LEI Nº 007/2015 do legislativo
Ementa: Fica denominada a Rua Projetada nº 10, no Bairro Moacir Britto de Freitas, de RUA FRANCISCO MEDEIROS, e dá outras providências.
A Câmara Municipal de Vereadores de Pesqueira, Estado de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais, submete ao plenário o seguinte projeto de lei:
Art. 1º – Denomina a Rua Projetada nº 10, no bairro Moacir Britto de Freitas, de Rua Francisco Medeiros.
Art. 2º – A referida rua faz transversal com às ruas projetadas nº 08 e 09.
Art. 3º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Justificativa
O presente Projeto de Lei pretende denominar à Rua Francisco de Medeiros no bairro Eucaliptos, na cidade de Pesqueira, rua esta que ainda não possui nome, não caracterizando homenagem, nem tão pouco foi dado através de projeto de Lei. Este Projeto homenageia uma pessoa que residia em nossa cidade e seu histórico a seguir o qualifica para tal.
Nome: Francisco de Medeiros (Chico Boateiro)
Pai: Alcebíades Izídio de Medeiros
Mãe: Luiza Ferreira
Esposa: Maria Izabel Medeiros
Filhos: Carlos Alberto Medeiros, Francisco José Medeiros, Maria Luíza Medeiros, Antonio Carlos Medeiros(Falecido), Ângela Maria Medeiros, marco Antonio Medeiros, Mauro Paulo Medeiros, Marcílio José Medeiros e Márcia Carla Medeiros.
Nasceu em Pesqueira, no Sítio Capim de Planta no dia 17 de julho de 1925 e faleceu no dia 15 de julho de 1998 aos 72 anos. Durante toda a sua vida sempre foi um homem honesto e trabalhador. Quando solteiro trabalhou nas indústrias Carlos de Brito SA, pois com o falecimento de seu pai no ano de 1954, ficou como o tutor da família por ser o filho homem mais velho, era ele quem levava o sustento da mãe e de duas irmãs solteiras, no ano de 1959 casou-se com Maria Izabel Medeiros, dessa união, tiveram nove filhos , sete netos e dois bisnetos. Desses filhos, oito estão vivos e um veio a falecer no ano de 2006. Juntamente com a esposa começaram a negociar, ele comprando frutas e verduras para negociar na capital pernambucana e ela tocando a barraca de cachorro-quente, tornando-se um dos pontos mais conhecidos em nossa cidade como a Barraca de Chico Boateiro, nas festas de nossa cidade ele ficava a frente da barraca de cachorro quente na praça de nossa cidade. Grande apreciador de futebol, torcedor do União Peixe de Pesqueira e do Sport Clube do Recife, gostava também de música tornando-se fã dos cantores, Ângela Maria e Carlos Alberto, homenageando-os dando nome dos mesmos a seus filhos, grande folião em nosso carnaval, era amigo pessoal do fundador do Lira da Tarde Chiquinho Amaral, enfim Chico Boateiro foi um cidadão honrado que agregava valores a nossa cidade, contribuindo com nossa história onde estivesse, ressaltava o amor e enumerava com os mais belos adjetivos a nossa terrinha. Visto isso, tenho a honra de apresentar valoroso projeto que visa eternizar o nome de Francisco Medeiros (Chico Boateiro), com esta homenagem singela do vereador Wagner Cordeiro de Menezes.
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Pesqueira, em 22 de outubro de 2015.
Wagner Cordeiro de Menezes
Vereador