Home / Destaque / Editorial: Sanharó: Padre transforma homilia natalina em comício pró gestão municipal.

Editorial: Sanharó: Padre transforma homilia natalina em comício pró gestão municipal.

O Abelhudo adicionou 5 novas fotos.
28 de dezembro às 22:41 ·
1915229_937123816367973_7203062613216934240_n (1)1506840_937124466367908_1536284604593681763_n (1)10505501_937122923034729_8363497738178507594_n

Aconteceu na Missa do Natal em nossa cidade. Picado pela “mosca” da política partidária o padre Nilson – José Gomes de Melo, deixou-se levar pelos encantos da propaganda política partidária e transformou a sua homilia em um arrazoado de fantasias exaltando os “feitos” da gestão do atual prefeito, sem esquecer a gestão anterior.
Quem acompanha o dia a dia dos serviços religiosos em nossa cidade, já notara de muito antes, esse famigerado engajamento do padre em se derreter em falsos e gratuitos elogios às pessoas que hoje estão à frente da gestão pública municipal. Alguns, a exemplo desse editor deixaram de frequentar as missas semanais, tal a descompostura e desfaçatez com que o reverendo vem colocando em prática, como se a igreja fosse um “puxadinho” da prefeitura municipal.
Achando pouco a sua passionalidade o pároco achou por bem de citar padre Heraldo Cordeiro de Barros, como seu mentor político. É mais uma enrolação sua em querer se comparar a figura emblemática e controvertida do nosso ex-pároco.
Heraldo Cordeiro vem de outro contexto. Início dos anos 60 tínhamos uma cidade absolutamente diferente. O papel do então padre foi preponderante na mudança estrutural de Sanharó, principalmente, no tocante a educação. Criou os colégios: Ginásio Comercial Pio XII e a Escola Normal Emília Câmara e com isso, mudou o viés da nossa história. Nem por isso deixou de ser um grande desagregador político, tendo influenciado negativamente muitas das nossas famílias e por pouco não foi o causador de um tragédia, numa festa do Sagrado Coração de Jesus. Era um contumaz perseguidor daqueles não “rezavam” na sua cartilha. Era um homem de personalidade forte e difícil controle. No seu currículo em que pese alguns senões, não era uma puxa-saco e muito menos lambe-botas de autoridades investidas de cargos transitórios.
O que se vê constantemente em eventos religiosos dirigidos pelo padre Nilson é um acinte em termos de comportamento. Antes era explícito somente nas festas dos distritos e sítios. Agora, não!
Corre na rádio, corredor-da-cidade que ele estaria sendo convidado ou estimulado a defender um mandato eletivo. Creio que isso seria perfeitamente normal se para tanto não precisasse usar os serviços religiosos e muito menos a boa fé das pessoas que, independentemente, vão a igreja apenas com o intuito de cuidarem da sua alma e exaltar seu espírito cristão.
Há cerca de um mês o bispo José Luiz Salles lançou um manifesto à todas as paróquias da Diocese de Pesqueira, chamando a atenção dos padres para o pleito de 2016. Enfatizando o caráter suprapartidário e apolítico que a igreja tem que ter como comportamento. O documento deveria ter sido, além de lido, inscrito no Livro de Tombamento, como documento oficial. Pelo visto, a excessiva participação do padre de Sanharó é uma afronta aos preceitos estabelecidos pelo citado bispo diocesano.
O revezamento ou rodízio de padres em paróquias é muito salutar. A excessiva exposição e o compadrio adquiridos por longa convivência é pecaminoso para uma boa, harmônica e isenta convivência. Salvo engano, padre Nilson já tem mais de oito anos na paróquia de Sanharó e, creio, já entrou nesse gravíssimo processo de desgaste. Fadiga por esse de tempo.
O episódio na noite natalina, isoladamente, já seria um pecado grave. Pior quando o fato é uma repetição de culto ao poder público, resvalando para o perigoso exercício da idolatria.
É chagada hora do senhor bispo diocesano tomar uma medida coercitiva e definitiva: a URGENTE troca do padre de nossa paróquia.
Paulinho Muniz
Editor do blog OABELHUDO
Foto de O Abelhudo.
Foto de O Abelhudo.
Foto de O Abelhudo.
Foto de O Abelhudo.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top