Uma artista plástica do Vale do São Francisco tem levado o a técnica artística do Muralismo para o mundo. Durante a passagem da artista Ananda Nahú por Petrolina, no Sertão de Pernambuco, ela falou do trabalho e onde se localizam os seus principais murais. Ela é natural da cidade de Juazeiro, na Bahia, mas viveu a maior parte da vida em Petrolina, onde até hoje, residem seus pais.
(Foto: Ananda Nahú/ Arquivo pessoal)
Ananda Nahú é formada em Design e Artes Plásticas e percorre o mundo espalhando a sua arte. “Muralismo é a arte pública, é arte democrata, onde todos podem ter acesso, porque ela está nas ruas e você não precisa ir a um museu ou galeria para poder ver um muralismo e geralmente tem grandes proporções. Ela não se limita a uma tela ou pequeno pedaço. Então é uma arte que ela veio para ficar e super acessível a todos”, explica.
Entre os destaques do trabalho da artista, o mural batizado de ‘Reis e Rainhas’, que fica na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos. É o maior mural pintado do estado de Ohaio, e tem 170 metros de largura. A marca da arte de Ananda Nahú também encontra-se na fachada de uma fábrica na Inglaterra e nos muros de uma igreja, construída na Idade Média, localizada no Centro Cultural de Londres.
No Brasil, é possível achar seus murais em prédios que ficam no Rio de Janeiro. “Geralmente eu faço um estudo, aonde o meu mural vai ficar, para poder ter sentido com a comunidade que vai passar todos os dias na frente do meu mural. Então, a minha maior preocupação é sentir que a comunidade vai ser representada, que eles vão se identificar com o que estão vendo”, esclarece.
(Foto: Ananda Nahú/ Arquivo pessoal)
O gosto pela Artes Plásticas veio desde a infância. “Fui estimulada pelos meus pais, por minha mãe que é arquiteta, ela sempre me colocava em cursos de pintura e sempre me dava material para pintar. Foi algo assim natural seguir o caminho da arte. Eu sempre soube que ia fazer algo do tipo, porque eu sempre gostei de fazer”, conta.
Embora seja do Vale do São Francisco, Ananda conta que não tem nenhum trabalho na região. “Um dos meus sonhos é poder fazer um grande muralismo tanto em Petrolina-PE como em Juazeiro-BA, só que isso não depende só de mim. Eu preciso de pessoas que possam investir em um grande mural em Petrolina. Então, enquanto isso não acontece, eu vou trabalhando”, finaliza.