O CENSG – Colégio e Curso Nossa Senhora das Graças, inaugurou desde o ano passado o sistema Super Cérebro para alunos de todas as turmas a partir dos 05 anos de idade. Nesse sistema, os alunos aprendem as técnicas do Soroban que consiste em realizar contas com rapidez e perfeição, buscando alcançar o resultado sem desperdícios e também com jogos de tabuleiro,
A técnica no soroban ainda ajuda a desenvolver concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação motora e cálculo mental, principalmente porque o praticante é o responsável pelos cálculos, não o instrumento. “A prática do soroban aumenta a compreensão dos procedimentos envolvidos e exercita a mente”, alertou a gestora do CENSG, Silvia Diniz.
As aulas são expositivas, contando com a participação ativa dos alunos tanto no soroban como nos jogos, que duram em média 50 minutos cada, num total de 100 minutos aula. “Essa interação possibilita que os alunos questionem, interpretem e discutam o que estão aprendendo, consequentemente torna o conteúdo mais dinâmico e atrativo, é um método transformador”, frisou a instrutora Cryslaine Macena.
Soroban
O soroban surgiu na China há cerca de quatro séculos e se difundiu por outros países, tanto que existem modelos japoneses, romanos, grego, russo e chinês. Começou como um simples instrumento onde eram registrados valores e realizadas operações de soma e subtração e, depois, foram desenvolvidas técnicas de multiplicação e divisão.
Atualmente já são conhecidas técnicas para extração de raízes (quadrada e cúbica), trabalho com horas, minutos e segundos, conversão de pesos e medidas. No soroban podemos operar com números inteiros, decimais e negativos.