Home / Destaque / (Um Bate-papo com uma Estrela do Rádio ao Computador!) A primeira voz que foi ao Ar na inauguração da Difusora de Pesqueira!
(Um Bate-papo com uma Estrela do Rádio ao Computador!) A primeira voz que foi ao Ar na inauguração da Difusora de Pesqueira!
LOCUTOR DESDE 1938:
Com 88 anos ele é, simplesmente, um dos principais precursores da Radiofonia de Pesqueira e ainda não pensa em pendurar “as Chuteiras de Voz”! Podemos afirmar que este homem é um ícone da “Época de Ouro do Rádio”. Pois, ele começara a trabalha (com locução) desde quando, a nossa “Terrinha das Chaminés” ainda não contava com emissoras de Rádios na sua paisagem e as pessoas ouviam os programas deste artista com músicas, notícias e novelas transmitidas por um serviço de Alto-falantes instalado (no final da década de 30), em pontos estratégicos da Praça D. José Lopes, no centro da Cidade e sede de estúdio era em um sobrado que existia onde hoje se encontra o Prédio da Loja Pantaleão(antes Farmácia Torres).
Em 1951 a primeira voz a ser transmitida pelos microfones da Rádio Difusora (em sua inauguração) foi a deste jovem comunicador que já tinha uma larga experiência, adquirida no empreendimento dele e de seu irmão o S.A.P, que antes pertencera ao Dr. Aluísio de Castro (das Casas José Araújo) em sociedade com um dos irmãos deste locutor. Diante de todo este histórico do seu legado profissional, confesso que foi com muito orgulho, que eu tive a honra e a ousadia de tentar uma entrevista para fazê-lo recordar, um pouco da sua brilhante trajetória na Linha do Tempo da evolução dele e o próprio Rádio.
Muitos anos se passaram desde 1938 quando ele começou e ele faz parte das 03 (três) Gerações da Radiofonia, que se iniciara com os Alto-falantes, passando para as Rádios e hoje fazendo parte das novas tecnologias em uma moderna versão do S.A.P (via Internet) com um alcance bem maior do que aquele conseguido pelo conjunto de “Potentes Alto-falantes” de outrora. Para ele é uma diversão saber que a S.A.P pode ter ouvintes em diversas partes do Brasil e do Mundo através da Rádio WEB. Portanto, este domingo (18) teve uma noite diferenciada das demais, por este momento mágico, marcada pela oportunidade de estar ao lado deste incansável Radialista que fez e ainda faz História em nossa Cidade.
É gratificante saber que em nossa cidade temos este mestre da locução que soube usar a mais poderosa expressão humana (A Linguagem) para servir aos seus semelhantes na informação e no entretenimento através dos microfones. Durante toda a sua vida ele buscou fazer uso deste seu dom (de locutor) com bom senso dedicando todo o seu tempo de vida aos principais instrumentos da comunicação o diálogo, a leitura e a escrita. Para com estes elementos ter o poder de interagir da melhor maneira possível e, com ética, nos transmitir (em inúmeros programas) emoções diversas através da boa música, das boas novas (nos noticiários), da poesia, dos contos, das novelas e do bom humor de suas constantes anedotas e histórias (de sua autoria, que sempre envolviam pessoas do nosso cotidiano municipal e de outras cidades circunvizinhas).
Apesar da idade avançada e das falhas nas lembranças (devido ao seu problema de saúde) ele nos falou da família, de trabalhos que realizou ao lado de artista como o Rei do Baião Luiz Gonzaga, Paulo Diniz, Nelson Gonçalves e outros famosos. Na presença de pessoas como Laurene se “desconfia” que Deus capriche em alguns seres que nos causam admiração. Por serem diferentes em inteligência, em dedicação e na própria conservação de uma perseverança (quase indomável), que eles têm como é o caso de Laurene, que curiosamente iniciou, no S.A.P e já realizava Programas de Calouros (no Cinema Moderno de Pesqueira), antes do Silvio Santos (iniciar trabalhos no Rádio em, 1940) e do Raul Gil ( cantar em programas de rádio em, 1957). O Laurene até hoje realiza trabalhos em sua Rádio Virtual e os dois últimos citados, sabemos que se tornaram-se Astros da TV Brasileira enquanto o nosso locutor (com mais tempo de experiência do que eles) perseverou nos palcos da nossa terrinha e nos seus microfones fazendo muito sucesso, para o orgulho de todos nós que sempre o tivemos por perto. Pois, a sua energia espiritual elevada, a sua vontade de realizar o seu trabalho e continuar caminhando e criando parecem ser bem maiores do que as suas próprias forças vitais. E mesmo quando as pernas não mais o obedecem (como na juventude) e a memória, por vezes, não o ajuda e o trai o incrível “Sopro Divino” existente em Laurene o impulsiona a continuar como aquela pessoa ativa e inquieta que sempre foi dedicada a todas as áreas da comunicação com o público. Sem sombra de dúvidas, o Sr. Laurene Martins contribuiu e, ainda, contribui com a formação da nossa cultura ao interagir talentosamente com uma comunicação saudável em todas as mídias que estiveram ao seu alcance. Este experiente Radialista, jornalista, Compositor e Escritor merece toda a nossa admiração e respeito, por tudo que ele representa na História da Cultura pesqueirense. Veja partes do nosso Bate-papo, deste domingo, em vídeos (sem cortes)!
Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, 19/06/2017.
LAURENE TRANSMITINDO O PROGRAMA DO S.A.P PARA MATAR A SAUDADE DOS AMIGOS INTERNAUTAS QUE OUTRORA ESCUTAVAM SEUS PROGRAMAS NA PRAÇA D. JOSÉ LOPES:
LAURENE LEMBRA DOS DIAS DA AVIAÇÃO E DO SEU IRMÃO, QUE ERA PILOTO DE UM DOS AVIÕES DE PESQUEIRA:
LAURENE FALA SOBRE SEU TRABALHO NA RÁDIO DIFUSORA E OUTROS ASSUNTOS:
LAURENE FALA SOBRE O INÍCIO DA CARREIRA DE PAULO DINIZ:
LAURENE FALA SOBRE A FIGURA DO CATREVAGE:
LAURENE FALA DO SEU IRMÃO ARTISTA DE CINEMA:
LAURENE TERMINA O NOSSO BATE-PAPO PARA JANTAR E DÁ INICIO AO PROGRAMA DO S.A.P E DIZ QUE ADORA LER NOTÍCIAS:
Fotos no Estúdio e no final do Cafezinho com Laurene: