As duas famílias que estiveram conhecendo a Reserva Indígena Xukuru, no sábado (15) e domingo (16), foram o Dr. Antônio Fernando Pereira de Souza e Drª. Mirele Moutinho Lima (professor Doutores, ela da UFPE e ele da UPE) com o seus filhos (Thales Moutinho de Souza e Celina Moutinho de Souza) acompanhados do casal de (Arquitetos) Márcio Ricardo dos Santos e Márcia Lucena de Aguiar e filhos (Mateus Lucena dos Santos e Maísa Lucena dos Santos).
Estes maravilhosos Turistas estiveram hospedados, no majestoso Hotel Estação Cruzeiro, e vieram a Pesqueira especificamente para conhecerem a Aldeia, a História e a Cultura do Povo Xukuru. Na sábado, o grupo almoçou no Bar do Papa (um dos mais tradicionais e conhecidos da Cidade, na Serrinha ao lado do Monte da Graça – Cruzeiro de Pesqueira). Após o almoço fomos ao encontro de um dos líderes indígenas o vereador Sil Xukuru, que também estava com seus dois filhos (Francisco e Pedro) e se disponibilizara a nos conduzir durante toda aquela inesquecível visita a sua aldeia, na qual ele nos mostrou mananciais como o Açude de Santana e o de Pedra D’ água; levou-nos ao local do túmulo do guerreiro Cacique Chicão (Francisco de Assis Araújo, que fora assassinado em, 20 de maio de 1998); mostrou-nos a estatua Mandaru (confeccionada este ano em homenagem ao saudoso Chicão) como também o local onde, anualmente, são realizadas as Assembleias Indígenas, uma belíssima arquitetura em madeira de eucaliptos coberta de palhas.
NOSSO ATUAL CACIQUE MARQUINHOS/E OS EU SAUDOSO PAI (O SAUDOSO CACIQUE CHICÃO):
Todo este passeio foi alternado entre condução de automóveis e caminhadas, em trilhas da Reserva em uma pequena parte dos quase 28 mil hectares da imponente Serra do Ororubá. Durante o passeio o Vereador e eu como guias cotávamos um pouco da encantadora Cultura e da História destes resistentes Guerreiros XuKurus, que hoje somam aproximadamente 12 mil índios, distribuídos em 24 aldeias. Ao final do passeio, participamos da Dança Sagrada do Toré e presenciamos um sublime momento da Crença Indígena ao conhecemos a Tenda da Cura.
O Vereador também nos mostrou à sementeira, que está sendo construída próxima a Cimbres. Realmente foi um passeio muito agradável os turistas se maravilharam com as Belezas Naturais, as Infraestruturas de construídas pelos índios e com toda a Informação Cultural, que fora assimilada das explicações do vereador Sil e a História deste Povo.
Al descermos da aldeia já estava tinha escurecido demos uma parada no Mirante e seguimos para a Panificadora Plaza (aonde jantamos). No domingo subimos novamente a Serra do Ororubá para participarmos, mais uma vez, de um momento do Toré. Após a participação visitamos o Santuário da Graça, já que o mesmo também faz parte da Aldeia Xukuru.
Gostaria de salientar que estas famílias de turistas ficaram muito agradecidas ao Povo Xukuru, na pessoa do líder Sil Xukuru, que foi muito atencioso para com todos. Eles gostaram muito recepção e da forma muito simpática e amigável do amigo Sil Xukuru. Portanto, Parabenizamos ao vereador Sil e ao Cacique Marcos Luídson, por estarem sempre pensando no bom desenvolvimento Cultural e Turístico de Pesqueira e, principalmente, na preservação da majestosa e lendária Serra do Ororubá!
Francisco Mendes /Pesqueirafuxico.com,23/07/2017.
FOTOS DO SÁBADO (15) E FOTOS DO DOMINGO (16)
FOTOS DO DOMINGO A TARDE NA ALDEIA DA VILA DE CIMBRES: