Home / Destaque / Governo desapropria casa em que Capiba morou e a incorpora a patrimônio de Pernambuco

Governo desapropria casa em que Capiba morou e a incorpora a patrimônio de Pernambuco


Compositor pernambucano morou em casa que fica no Espinheiro, na Zona Norte do Recife. Desapropriação vai ficar sob responsabilidade da Procuradoria Geral do Estado de PE.


Por G1 PE

 

Casa onde Capiba morou é desapropriada para ser patrimônio do estado

Casa onde Capiba morou é desapropriada para ser patrimônio do estado

A desapropriação foi decretada próxima ao dia em que o compositor completaria, 103 anos, se estivesse vivo, em 28 de outubro, e aos 20 anos do falecimento de Capiba. Segundo o governo, o decreto “destina-se à preservação e conservação da Casa de Capiba, a fim de manter a memória artística de Pernambuco”.

Lourenço da Fonseca Barbosa, conhecido como Capiba, nasceu em Surubim, no Agreste de Pernambuco. O artista compôs mais de 200 canções, em sua maioria frevos, ritmo que o consagrou como uma das maiores expressões da música pernambucana e brasileira. Entre as canções, estão ‘Oh bela!’ e ‘Madeira que cupim não rói’. Capiba morreu em 31 de dezembro de 1997, deixando um legado que reúne entre sambas a músicas eruditas.

Ainda segundo o decreto, as despesas com a execução da desapropriação serão de responsabilidade do Tesouro Estadual. A responsabilidade de desapropriação do imóvel ficará a cargo da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE).

Por meio de nota, a PGE-PE informa que a primeira etapa do processo de desapropriação consiste na avaliação do imóvel, que é realizada pela Secretaria de Administração. “Com o laudo de avaliação pronto, a PGE-PE irá procurar os proprietários para realizar a negociação. Não há prazos específicos para cada etapa, porém o Estado trabalhará para que tudo corra de maneira célere, com vistas ao objetivo de preservar e conservar a Casa de Capiba”, traz o texto.

Ainda de acordo com a PGE-PE, o secretário de Administração de Pernambuco, Milton Coelho, entrou em contato com a viúva de Capiba, Dona Zezita, proprietária do imóvel, para explicar “as etapas do processo até o final, garantindo que não haverá prejuízos com a declaração de utilidade pública do imóvel e consequente desapropriação”.

Museu celebra Gilberto Freyre no bairro de Apipucos (Foto: Reprodução/Globo)Museu celebra Gilberto Freyre no bairro de Apipucos (Foto: Reprodução/Globo)

Museu celebra Gilberto Freyre no bairro de Apipucos (Foto: Reprodução/Globo)

Memória preservada

A casa em que Manuel Bandeira morou na infância, na Rua da União, foi transformada em um centro cultural, chamado ‘Espaço Pasárgada’, que abriga a Coordenadoria de Literatura da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e tem programação cultural constante.

Recife também foi o lar do escritor Gilberto Freyre. Localizado no bairro de Apipucos, na Zona Norte do Recife, a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre reúne objetos que aproximam os curiosos do autor e sua história. O local é administrado pela Fundação Gilberto Freyre (FGF). A construção, reconhecida como casa-grande original do século 19, abriga o conjunto de objetos colecionados, guardados e ordenados pela família Freyre. O acervo é base de pesquisa e local de visitação.

Já a casa em que a escritora ucraniana Clarice Lispector morou com a família, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife, se encontra atualmente fechada, com sinais de depredação. O imóvel em que Clarice morou na infância fica na esquina da Rua do Aragão com a Travessa do Veras, ao redor da Praça Maciel Pinheiro, onde há uma estátua da escritora.

Espaço Pasárgada promove ações em homenagem a Manuel Bandeira (Foto: Divulgação/Sec. de Cultura de PE)Espaço Pasárgada promove ações em homenagem a Manuel Bandeira (Foto: Divulgação/Sec. de Cultura de PE)

Espaço Pasárgada promove ações em homenagem a Manuel Bandeira (Foto: Divulgação/Sec. de Cultura de PE)

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top