A CBVL, entidade responsável pelo voo livre em todo o território nacional, realiza um trabalho árduo para a profissionalização e pela prática legal do voo livre junto às autoridades gestoras do espaço aéreo brasileiro.
No dia 12 de outubro passado, a Polícia Federal, por solicitação da Autoridade Aeronáutica, realizou uma operação a fim de reprimir a prática ilegal do voo livre na cidade de Juazeiro do Norte – CE.
Como resultado da operação houve a prisão de praticantes de voo livre e a apreensão de equipamentos, amparadas pelo que prevê o Código Penal Brasileiro no seu artigo 261 (colocar em risco a navegação aérea ou marítima), que tipifica esta ação como crime estando sujeito o seu praticante à pena de 2 a 5 anos de reclusão.
Diante do fato acima exposto, a CIPA/CBVL enfatiza novamente a todos os praticantes do voo livre no Brasil a obrigatoriedade de serem respeitados os espaços aéreos controlados, para que todos juntos possamos contribuir para o desenvolvimento de nosso esporte com uma prática mais segura e respeitado pela sociedade.
Comissão CIPA CBVL