SESC PESQUEIRA, EMITE NOTA EM RELAÇAO A MATÉRIA PUBLICADA SOBRE A ENTIDADE

O PRESIDENTE DO SESC AO MEIO

images

Em resposta à matéria do blog Pesqueira Fuxico, intitulada “O Sesc Pesqueira ainda não mostrou para que veio “Foi muita água para pouco feijão”!, datado de 27/02/2018, e republicado no Blog Pesqueira em Foco em 28/02/2018, e seguindo a lógica do princípio da reciprocidade que rege as relações da liberdade de expressão nas sociedades democráticas, queremos externar nossa surpresa e indignação pela forma desrespeitosa como o Blog se refere ao presidente do Sesc, dr. Josias Albuquerque, e ao Pe. Adilson Simões, que são os grandes responsáveis por existir hoje em Pesqueira uma Unidade do Sesc, luta iniciada desde 2012 e que contou com a participação dos prefeitos, dos vereadores, do CDL e de Associação Comercial  e, no início de 2016, da Comissão  dos Movimentos de Cidadania da Comunidade de Pesqueira.

Para a Direção Geral do Sesc, a matéria do Blog é também um gesto de ofensa a todos os empregados do Sesc Pesqueira, trabalhadores que desde abril de 2016 vêm com muita dedicação, apesar dos poucos recursos, realizando um trabalho reconhecido pelos clientes, crianças, jovens, adultos, que são sobretudo pessoas das classes mais humildes, mas muito dignas e boas, que hoje dispõem de um ambiente saudável, alegre e harmonioso para sua convivência.

Convidamos o responsável pelo Blog para ir visitar a Unidade, falar com a gerente e os empregados, apreciar as atividades realizadas, pedir relatórios e também apoiar e pelo menos reconhecer o esforço feito pelos que ali trabalham. Mas o inadmissível que o Blog desconheça, a bem da verdade e da justiça, é que logo no início de 2015, ao configurar-se a grave crise financeira, socioeconômica e política no país, – pedimos sua permissão para usar o seu linguajar – começou a faltar “feijão” para todo o mundo neste país e mergulhamos todos na incerteza e na insegurança sob todos os pontos de vista. Para sermos honestos diante dos fatos, “falta feijão e falta água” em todos os Municípios, em todos os Estados, em todos os Ministérios, em todas as Estatais, em todos os órgãos públicos e privados e…dentro das famílias mais pobres.

Não consideramos de bom senso, queiram nos desculpar, é querer abalar a credibilidade do trabalho que está sendo feito no Sesc Pesqueira, sobretudo pela seguinte razão: os recursos que estavam garantidos desde 2012 para a ampliação e a reforma do Sesc de Pesqueira foram perdidos porque a crise econômica começou em 2014, agravou-se fortemente ao longo de 2015, e o imóvel a ser doado pela Prefeitura só foi registrado em cartório para o Sesc em 04.11.2015. Por isso, o presidente do Sesc teve que desistir do projeto de Pesqueira.

No entanto, a Comissão dos Movimentos de Cidadania da Comunidade de Pesqueira, mais uma vez liderada pelo Pe. Adilson Simões, numa reunião histórica, levou o presidente Josias Albuquerque a retomar a instalação do Sesc Pesqueira, esclarecendo a todos que iria retomar a luta por novos investimentos, mas já iniciaria a instalação com cerca de 30 funcionários e a prestação de serviços.

As atividades na unidade foram iniciadas em 1º de setembro de 2016, e não 2014, não em prédio novo, mas em um prédio totalmente restaurado, funcionando em boas instalações, de qualidade e de bom gosto, servindo a Pesqueira e hoje é um órgão que integra com orgulho a estrutura do Sesc de Pernambuco, tendo seu futuro garantido.

Atualmente, o Sesc Pesqueira gera 22 postos de trabalho, com profissionais de portaria, serviços gerais, professores, assistentes administrativos, instrutores, assistentes sociais, recreadores e uma gerente. Estes trabalhadores são, inclusive, oriundos do próprio município, o que contribui para sustentar suas famílias e movimentar a economia local.

A equipe do Sesc Pesqueira realiza diversas atividades educacionais, esportivas, recreativas e culturais que geraram, em 2017, mais de 20 mil atendimentos a comerciários, dependentes, usuários da entidade e população em geral do município, em ações realizadas dentro e fora da unidade.

Ao longo do ano passado, crianças puderam ter acompanhamento pedagógico com aulas de informática, educação física, teatro, música e recreação. Pessoas, por sua vez, que não tiveram condições de frequentar a escola em idade escolar, estudaram na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada por nossa instituição. Dezenas de alunos, de crianças a idosos, participaram dos cursos de música, violão, percussão, coral livre e canto coral para a terceira idade. Jovens e idosos integraram nossos grupos de convivência, com o apoio de assistentes sociais, trabalhando a autoestima, o respeito ao próximo, a tolerância e a troca de experiências.

Os profissionais do Sesc desenvolveram ações de lazer e esporte, com colônia de férias, maratonas recreativas nas escolas e praças, celebração de datas comemorativas como o Carnaval e o São João, aulas de ginástica multifuncional, iniciação esportiva para crianças, corrida orientada, trilha ecológica solidária, escolinha e torneios e copas de futebol, nos quais foram realizadas mais de 120 partidas, envolvendo pelo menos 2 mil clientes de várias faixas etárias. Realizamos, ainda, 23 eventos de saúde para todas as idades, que envolveram mais de 3,8 mil participantes, com destaque para a Feira de Educação em Saúde.

Nas ruas, trabalhamos em ações culturais, valorizando nossas raízes, como o projeto Tocando na Feira, que prestigiou artistas da região, e trouxemos projetos do Departamento Nacional do Sesc, como o Sonora Brasil, com apresentação do autêntico coco nordestino, e o Palco Giratório, com uma intervenção nas praças públicas da cidade. Além disso, levamos o TeatroSesc, nossa unidade móvel que traz apresentações culturais gratuitas para a população em plena praça pública.

Nossas atividades foram desenvolvidas de forma planejada e equilibrada, com a colaboração de profissionais esforçados e dispostos a atender da melhor forma possível a população local, sabendo que o crescimento do Sesc na cidade será gradual, porém constante. Esperamos continuar contando com a colaboração da sociedade pesqueirense, que vem nos acolhendo de forma ímpar, tanto que, em 2017, mais de 40 empresas e instituições apoiaram nossas ações, ajudando, mesmo com pouca água, a preparar um saboroso feijão. Isso tem um grande significado: a confiança das pessoas em uma instituição que, há mais de 70 anos, volta-se ao bem-estar social de milhões de brasileiros.

Fonte para o pesqueirafuxico.com/do pesqueira emfoco.com,10/12/2018.
SEGUE LINK DA NOSSA MATÉRIA DESRESPEITOSA, QUE FORA PUBLICADA  ANTERIORMENTE: CLIC NO TÍTULO ABAIXO PARA VER OS VÍDEOS!