REFLETINDO SOBRE O INTERESSE DO SISMUP EM PREJUDICAR O SINTMEP
Porque o SISMUP quer prejudicar o SINTMEP a qualquer custo? Não será porque a entidade representa uma ameça real a sua sobrevivência e aos seus objetivos?
Ao longo desses cinco anos de existência do SINTMEP, quantos professores da Rede Municipal de Ensino, já se desfiliaram do SISMUP, diante da conduta da entidade perante a Classe?
Antes estava muito confortável para o SISMUP, só tinha mesmo esse Sindicato no Serviço Público, não faziam nada, ficava tudo por isso mesmo e o servidor não tinha a quem mais recorrer e pedir socorro, diante da omissão e da inoperância do SISMUP.
Uma conduta que se chocava com os interesses e com a defesa que deveria fazer da Categoria, que tem o dever de representá-la verdadeiramente e não nesse faz de conta.
Porque o SISMUP está perdendo tantos filiados professores ao longo do tempo? Não será pela sua inércia, pela sua omissão na defesa dos direitos dos servidores a quem tem deveria ter o dever de defende-los e não o faz?
Então, tomemos alguns poucos exemplos concretos que norteiam esse nosso raciocínio dos fatos: como o exemplo da ação do bloqueio do fundef, em que induzem professores associados a entidade, a assinarem um contrato particular, para fazer parte da ação judicial.
O que nos deixa estarrecidos é que este mesmo associado já contribui mensalmente, para ter essa assistência jurídica fornecida pela entidade, que a entidade paga mensalmente ao advogado, pra ele prestar essa assistência jurídica aos associados.
Vejam a que ponto chegamos, o professor ter que desembolsar 20% e subtrarir do dinheiro que venha a receber da ação, quando ele já contribui mensalmente a entidade pra isso? É um absurdo sem tamanho.
Como é que a Assessoria Jurídica do SISMUP terceiriza uma responsabilidade que é dela e se associa a um escritório, pra os associados da entidade assinarem um contrato particular e desembolsar 20% do que venha ganhar na ação, se somando a sucumbência que os advogados irão receber pela referida ação e a direção da entidade compactua com tudo isso? É um escândalo. Isso não é papel de Sindicato. Isso não é tratamento que se dê a um associado de entidade classista.
Fico me perguntando como a direção da entidade permite que se faça isso com o seu associado? Sob uma justificativa chula de que a Assessoria não saba fazer a ação, quando essa mesma Assessoria Jurídica, que presta serviço ao Sindicato dos Servidores Municipais de Belo Jardim, trabalhou na ação do bloqueio do Fundef de lá? Quer dizer que em Pesqueira não sabe e em Belo Jardim sabe?
Ai pergunto, onde estava o SISMUP esse tempo todo nas lutas, nas manifestações de rua, nas paradas, na Câmara de Vereadores, nos momentos mais importante que a Categoria precisava????
Onde estava o Sismup na defesa da correção desse último Projeto de Lei do reajuste do Piso do Magistério, que corrigia somente o nível I e que teve de ser reformulado, para que todos os níveis da carreira do magistério municipal tivessem o reajuste salarial?
Onde estava o Sismup na negociação para a retirada do Projeto de Lei que estabelecia o aumento do número de alunos por turma? Eternamente em sono profundo, diante de tudo que acontece.
O grande diferencial em relação ao SISMUP, que pode ser facilmente comprovado, é que o SINTMEP esteve em todos os mntosntos, presente na luta com a Categoria, nunca se furtou de sua responsabilidade.
O SINTMEP foi o único Sindicato que nos representou de fato, esse tempo todo e que trabalhou pela Classe.
Isso incomoda pra quem não faz nada. Sabe por que? Porque faltam ao SISMUP, capacidade de ação e de compromisso verdadeiro com a Categoria, os fatos ao longo da historia, comprovam isso sem resta de dúvida.
O SISMUP definitivamente, não nos engana mais e temos plena consciência, de que também não nos representa. Fonte para o pesqueira fuxico.com da diretoria de redação de Fábio Menino Diretor de Comunicação do SINTMEP,10/03/2018.