A questão é séria e segundo muitos pais de família nós precisamos implantar (em nossa cidade) uma sinalização mais adequada para evitar acidentes. São algumas simples medidas de sinalização indispensáveis para o Trânsito como a pintura dos velhos Quebra-molas e o implante de placas indicativas da localização destes. “Além disto, já está na hora de criarmos faixas de pedestres tipos “Plataformas” (iguais as que já temos próximas a Caixa Econômica e a Lojas Americanas), para serem construídas, com urgência, em frente às escolas próximas da Câmara Municipal e em frente ao Convento de São Francisco (Próximo a rua que dá saída do Educandário Imaculada Conceição), onde o Trânsito tem apresentando eminente riscos de acidentes para crianças e adultos, ao atravessarem a rua e ao descerem de seus transportes em horários de pique”, disse um empresário de nossa Cidade . Lembramos também que existe a necessidade deste tipo de Faixa plataforma que deveriam ser trocadas pelos velhos quebra-molas existentes em frente ao Erejam, ao Colégio Santa Dorotéia, ao Arruda Marinho e o Menino Jesus.
Porque, o papel do Poder Público é o de observar, planejar e se adiantar aos fatos e não o de esperar que venha a acontecer novas tragédias como as que já enlutaram famílias no passado, como foi o caso do acidente ocorrido, há alguns anos, em frente ao Colégio Estadual Cristo Rei (que só depois daquela triste tragédia foi que tivemos a construção de uma divisória no trânsito naquela localidade que sempre apresentou riscos de acidentes), como também lembramos o caso do acidente anterior a este que ocorrera em frente a antiga escola do Ceru ( e que só foi tomada as providências de se instalar Quebra-molas, naquela Rua, após a triste morte, por atropelamento, de um jovem estudante). Portanto, a hora em que devemos planejar e executar tais melhoras preventivas perto das escolas dos nossos filhos é esta e não outra. Porque o Transito não espera e clama, há muito tempo, por providências urgentes, nas imediações dos setores escolares, que têm uma população estudantil crescente e um grande fluxo veículos a transitar por perto, nos horários de entrada e saída das crianças, colocando em risco Pais, Alunos, Professor e Funcionários das Instituições de Ensino.
Realmente Pesqueira tem urgência destas medidas preventivas, porque os quebra-molas da Cidade estão esquecidos (sem a renovação de suas pinturas e sem placas indicativas) são tão perigosos para provocar acidentes o quanto são as ruas sem eles. Pois, os Quebra-molas sem as sinalizações visuais se tornam invisíveis é como se não existissem em inúmeras situações de tráfego e podem provocar acidentes diversos, principalmente, quando se trata de veículos de duas rodas bicicletas e motocicletas, que são de equilíbrio e não podem ser freados de última hora, ou seja, encima dos obstáculos, pois os seus condutores desequilibram caem ou atropelam pedestres, ou mesmo, podem mudar de direção repentinamente, por causa do desvio da lombada (não vista), e baterem em outros veículos que estejam parados ou em pleno movimento.
Sobre este assunto e os detalhes, acima citados, tivemos a oportunidade de sermos ouvidos por um dos nossos representantes, na Câmara Municipal, o Vereador Paulo Campos. Este vereador se comprometeu e se prontificou a se empenhar nestas reinvindicações dos Populares, que são de suma importância para garantir a segurança das pessoas e o direito de ir e vim de cada uma delas, sejam elas pedestres ou condutoras de veículos.
Segundo o vereador Paulo Campos, na próxima Reunião da Casa, ele estará fazendo estas indicações, ao Poder Executivo, e irá lutar pela a excursão delas.
Imagens do Setor Estudantil próximo a Câmara Municipal (onde temos a Escolinha Infantil Ideal e Escola Cacilda Almeida em frente ao Correio) – Uma Passarela plataforma será muito útil se implantada em frente à Câmara. VAMOS FICAR NO AGUARDO!
Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, 23/03/2018.