Esta semana ouvimos ecoar, aos quatro cantos do Mundo, em todas as mídias televisivas, radiofônicas e escritas, no Dia Mundial da Água, as velhas palavras do vereador índio (Biá Xukuru de Cimbres). Este que vem, há mais de dez anos, em seus inúmeros discursos (na Câmara Municipal de Pesqueira-PE) tentando encontrar alguém que o escute e entenda o grandioso valor que têm os Rios da nossa Cidade e Região.
Isto mesmo, o Vereador Biá Xukuru de Cimbres tem insistido e relutado para implantar um Projeto de Revitalização do Rio Ipanema e de outros da Região, mas, porém, ninguém parece escutar um simples vereador falar sobre coisas importantes para a Cidade, talvez, se ele fosse um Prefeito ou um Deputado esta sua voz, provavelmente, já teria sido ouvida, mas faltou à chance dele chegar lá e, por este motivo, ele fica como quem “Clama no Deserto” tentando resolver os grandes problemas da Cidade, estes que poucos políticos conseguem enxergar e só os Visionários e Teimosos como o índio Biá (que pensam em um Futuro grande para a Cidade) insiste nestes Projetos (que alguns acham FANTASIOSOS), mas que são de suma importância e de extrema necessidade para a futura sobrevivência e o promissor progresso da nossa terrinha do Doce, da Renda e da Graça.
Aqui temos alguns dos argumentos usados pelo vereador Biá Xukuru de Cinbres em seus incansáveis Discursos sobre a Revitalização dos rios da Região, principalmente, do Rio Ipanema para o qual ele já tem dois Projetos, o da Revitalização e o da Geração de Energia:
Palavras do vereador Biá Xukuru de Cimbres que esta semana ecoaram nas Mídias:
“A solução é cuidar do que nós já temos”, alerta o vereador Biá. Ressaltando que, o nosso Rio Ipanema percorre várias cidades e que a sua correnteza e a sua força vem diminuindo por falta de cuidados para com as suas margens, que deveriam ser preservadas e replantadas em alguns trechos e localidades.
“Precisamos do reflorestamento das margens do Rio Ipanema e de outros e a construção de uma pequena estação de tratamento, para que as suas águas (que é doce) possa ser tratada e servir para o consumo humano”.
“Pois, vejo que está faltando estes cuidados tão necessários, para evitar que os nossos rios morram. Temos que ter a responsabilidade de criar estações de tratamentos para os esgotos e não os despejar nos nossos mais importantes rios.”
Ficamos na torcida que ele seja ouvido. Pois, seria muito bom que um dia alguém lhe desse a chance de fazer valer estes Projetos importantíssimos para a nossa Cidade!
Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, 24/03/2018.