A cada dia que passa a nossa Cidade vem recepcionar visitantes maravilhosos, que buscam conhecer a nossa Cultura e a nossa História. Isto mesmo, Pesqueira que é uma Cidade que teve seu início na época da Colônia (a partir da Vila de Cimbres, Aldeia do Povo Xukuru) tem atraído inúmeros Turistas. Além de tudo isso Pesqueira também é um Berço Religioso Católico. E segundo os Relatos Históricos, em agosto de 1936, duas meninas (do Sítio Guarda) viram e conversaram com a Nossa Senhora das Graças e este Local, desde então, ficou conhecido como o Santuário da Graça tornando-se um dos grandes atrativos para Religiosos devotos e Turistas.
Diante de tanta riqueza Histórica e Religiosidade Pesqueira virou um dos mais queridos Destinos Turísticos do interior de Pernambuco e a maior parte dos visitantes vem para conhecer este Local Sagrado, onde aparecera a Nossa Senhora.
Neste sábado (29/12/2018), por exemplo, o Santuário foi visitado por duas amigas Focolares devotas de Nossa Senhora das Graças (Betânia e Silvana a primeira reside em Recife e a outra, em Petrolina-PE). O encontro delas ocorreu, em Pesqueira as duas assistiram a Missa, na noite anterior ao passeio, na Catedral de Santa Águeda e ficou combinado irem juntas ao Santuário da Graça para realizarem um momento de Orações pelas famílias e por todos os carentes de orações. Na ocasião da visita, eu tive o privilégio de acompanhá-las na peregrinação, que foi um momento ímpar, e elas aparentemente adoraram toda a viagem, pois, passamos pela eterna e lendária Vila de Cimbres e fomos ao objetivo principal do passeio (o Santuário), onde elas passaram um bom tempo em orações e reflexão. Após esta principal visita, nós nos dirigimos ao Mirante da Cidade (o Monte da Graça), seguimos para o Almoço no Hotel e Churrascaria Renascença e realizamos um City Tour oportunidade em que vimos o Castelo, o Casario Histórico e o Centro de Artesanatos na Praça da Rosa. Ao Final do Passeio, a Silvana ficou na casa dos seus familiares aqui, em Pesqueira e a Betânia seguiu viagem para a Capital deixando saudades e a promessa de voltar mais vezes. Já ficamos na saudade e no aguardo de novas visitações delas com os seus familiares.
São encontros agradáveis como estes que no faz acreditar mais e mais na força da Amizade, do Amor e da Fé que unem as pessoas de bom coração e de origens e culturas diferentes.
Francisco Mendes Galindo/Pesqueirafuxico.com, 01/01/2019.