MOMENTO POLÍTICO ATUAL (Por: Fábio Amorim e Hugo Torres)
Faltando menos de um ano, já começa a se delinear o cenário em que se dará a corrida eleitoral no próximo pleito municipal em Pesqueira.
Hoje, neste contexto, teremos a candidatura a reeleição da atual prefeita Maria José, que vem sofrendo uma sangria ao longo do tempo, com constantes baixas de correligionários, em seu grupo político.
A primeira baixa foi com a perda do Vereador Paulo Campos, no início de sua gestão, que rompeu por não ter recebido o apoio que gostaria, para a sua candidatura à presidência da Câmara de Vereadores a época.
Agora assistimos o desembarque do PRB, com a perda de mais um Vereador da antiga base governista, como é o caso de Cicinho de Mimoso, que recentemente, declarou apoio a pré candidatura a prefeito do Cacique Marcos.
A prefeita Mazé ainda poderá amargar novas baixas, com o desdobramento da ida do seu grupo político, para os braços do Senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo Bolsonaro no Senado.
Com o alinhamento do Senador Jarbas Vasconcelos a Fernando Bezerra Coelho, em âmbito estadual, que vem sendo costurado, para o lançamento da candidatura de Raul Henry, a prefeito da Cidade do Recife pelo MDB, certamente haverá repercussão em Pesqueira.
O rompimento político do Senador Jarbas Vasconcelos com o Palácio do Campo das Princesas, poderá provocar a saída do grupo político dos Peixotos do MDB em Pesqueira e uma possível filiação ao PSB local, partido hegemônico do Governo do Estado e diante dos interesses estratégicos que têm junto a máquina estadual.
Com isso, poderá estar aberto o espaço para a Prefeita sair como candidata pelo MDB, com o apoio do Senador Fernando Bezerra Coelho ou por outros partidos da base do governo federal.
Desta forma, haverá a consolidação do rompimento da prefeita e seu vice, com a saída de Luca Peixoto e também de seu pai Dr. Peixoto além do Vereador Naldo Paes, ambos abandonando de vez o barco da atual gestão municipal.
Possivelmente, teremos uma candidatura apoiada pelo Palácio em Pesqueira, que poderá ser a de Paulo Campos, Dr. Vambrugh ou com grande chances Dr. Peixoto, podendo haver defecções nesse grupo, diante do número de pré candidatos existentes pra chapa.
Representando a extrema-direita conservadora em Pesqueira, temos a pré candidatura do Dentista Ciro Miranda, que poderá concorrer como um dos expoentes dos ideais bolsonaristas na cidade.
Neste contexto pré eleitoral, temos ainda a pré candidatura do advogado João Prudêncio, correndo por fora, mais independente, que poderá aliar-se a uma das pré candidaturas existentes.
E temos a pré candidatura pelo PRB do Cacique Marcos, que vem tendo um crescimento contínuo, com boa aceitação popular, consubstanciada com a adesão de novos apoios ao seu projeto político, acumulando força eleitoral consistente, para concorrer de forma competitiva, como um forte candidato a prefeito de Pesqueira, nas eleições municipais do próximo ano.