*INFORMATIVO*
Diante das informações que tem chegado a Entidade, sobre as aulas ollines, que o município pretende implantar na Rede Municipal de Ensino, estamos esperando até essa sexta feira, dia 12 do corrente, o posicionamento oficial da Secretaria Municipal de Educação, para serem tomadas as medidas cabíveis sobre o caso.
Não é aceitável expor a vida de pais e de Trabalhadores Municipais em Educação, num período em que a pandemia se espalha numa velocidade vertiginosa em Pesqueira, justamente em pleno pico do COVID 19 na municipalidade.
A necessidade de repor as horas aulas é compreensível, diante de um calendário escolar em que pode ser utilizado período de férias, do recesso escolar, dos sábados e feriados na Rede, a fim de atingir o cumprimento da carga horária, estabelecida em Lei.
É preciso que se tenha estratégias condizentes e um planejamento mais efetivo com a realidade epidemiológica que atravessamos e de um uso adequado do aparato tecnológico que se dispõe na atualidade, como ferramentas importantes, diante da extrema gravidade do momento.
Pais e professores terem que ir às escolas para irem buscar atividades para os seus filhos e professores também terem que ir, para entregar atividades aos pais, com tanto arsenal tecnológico disponível, num quadro grave de pandemia que o município atravessa, além de ser um contra senso, é uma irresponsabilidade, por colocar em risco, a vida de contingente considerável de pessoas, que ficarão expostas desnecessariamente, a uma maior nível de contaminação.
Enquanto isso, assistimos na rede municipal, a falta de infra estrutura de equipamentos e de rede de internet adequada, de livros didáticos suficientes para todos os alunos, bem como, a falta de capacitação para o corpo docente, no uso dessas tecnologias, tendo que se virar por conta própria.
Diante do exposto, que inclusive vai de encontro aos decreros estadual e municipal, a Entidade estará vigilante e diante do que venha a ocorrer, tomará as medidas cabíveis no âmbito judicial e acionará o Ministerio Público no município, diante da gravidade dos fatos.
*SINTMEP*