Crime ocorreu em fevereiro de 2019; estado pode recorrer da decisão judicial.
Por G1 Caruaru
18/02/2021 12h31 Atualizado há 21 minutos
A Justiça condenou o estado de Pernambuco a pagar uma indenização de R$ 150 mil, com juros e correção monetária, a uma mulher que foi estuprada ao lado da Delegacia de Polícia Civil de Belo Jardim, no Agreste.
O crime aconteceu há quase dois anos, em 22 de fevereiro de 2019. A decisão de condenar o estado foi do juiz da primeira vara de Belo Jardim, Douglas José da Silva.
No dia do crime, a mulher havia saído de casa por volta das 18h para comprar pão quando foi abordada pelo criminoso, que estava armado com uma faca. Ele arrastou a vítima para dentro de um carro, que estava sob custódia do estado.
De acordo com o juiz, além de investigar crime, a polícia também tem como responsabilidade vigiar o patrimônio apreendido, mantendo a segurança dos bens sob custódia do estado. O juiz ainda destacou que a ausência de vigilância favoreceu o estupro da vítima.
Apesar de ter ocorrido na rua e não em um estabelecimento estadual, o juiz salientou que a via pública ao lado da delegacia era utilizada irregularmente como pátio externo para depósito de veículos apreendidos. O estado pode recorrer da decisão.