Anúncio foi feito pelo prefeito Manuel Botafogo em um vídeo postado na internet. Segundo a prefeitura, o município vai ter decoração para festas, mas não acontecerão shows e desfiles.
Por g1 PE
Prefeito de Carpina anuncia cancelamento de eventos de carnaval e da Festa de Reis em 2022
O município de Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco, anunciou o cancelamento das programações de Carnaval e da Festa de Reis, evento tradicional na cidade, devido à pandemia da Covid-19. O prefeito Manuel Botafogo (sem partido) informou a decisão por meio de uma gravação publicada em uma rede social.
Esta é a primeira cidade de Pernambuco a anunciar o cancelamento de eventos de carnaval, de acordo com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Segundo a prefeitura de Carpina, o departamento jurídico da prefeitura trabalha na elaboração de um decreto para oficializar o cancelamento. No vídeo publicado no Instagram na tarde da quarta-feira (24), o prefeito disse que a decoração festiva da cidade será realizada, mas não haverá shows e desfiles.
“Eu estou até me antecipando avisando que, em 2022, não tem carnaval em Carpina. Não tem bloco de qualidade nenhuma, em 2022. Como também não vai ter a Festa de Reis, vão ter os carrosséis, estamos decorando a cidade, deixando ela bonita e iluminada, mas carnaval não vai ter”, declarou o prefeito.
De acordo com a prefeitura, a cidade deve montar um parquinho de diversão para as crianças, com roda-gigante, carrossel e demais brinquedos, mas não será autorizada a realização de espetáculos ou desfile de blocos e agremiações.
Prefeito de Carpina Manuel Botafogo em pronunciamento para redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram
“Eu estou prevenindo porque vocês que trabalham com a cultura e podem querer preparar um material, [recomendo] que não preparem porque não vai ter. Para não fazer a despesa e ficar perdida”, disse o prefeito.
A Festa de Reis, celebrada no dia 6 de janeiro, é tradicional no município. Até 2020, antes do início da pandemia da Covid-19, acontecia no Parque de Eventos da cidade, com programação de shows e espetáculos.
“Vamos pedir a Deus para que tudo ocorra em paz e, no próximo ano, a gente possa fazer um São João bonito. Agora carnaval e Festa de Reis não vão ter. Não tem coisa melhor do que a vida, o carnaval passa, mas a vida a gente não traz de volta”, declarou o prefeito, no vídeo.
Carnaval no estado
O governo de Pernambuco ainda não decretou a autorização ou não da realização de programações de carnaval no estado. No dia 18 de novembro, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que ainda não há segurança sanitária para festas como réveillon e carnaval.
De acordo com o secretário, a meta do estado é chegar, até fevereiro de 2022, a 90% de cobertura vacinal com segunda dose e, pelo menos, 2 milhões de pessoas com mais de 55 anos com dose de reforço tomada.