*A PANDEMIA DO COVID 19 SE ESPALHA PELA REGIÃO*
Até pouco tempo, o que parecia ser improvável de acontecer, onde se assistia pelos meios de comunicação como algo distante, começa a ganhar força e a se espalhar com mais intensidade do que se imaginava pelo interior do país, com uma velocidade imprecionante. O Coronavírus, que não escolhe raça, sexo, cor ou classe social.
Os primeiros casos começaram pelo andar de cima da pirâmide social, com os mais abastados, que vieram da Europa. Depois espalhou-se pela Classe Média das grandes cidades. Hoje, começa a se alastrar pela periferia das áreas metropolitanas e pelo interior do país.
Muitos ainda subestimam o impacto que essa pandemia pode causar, como é o caso da nossa maior autoridade do país, o Presidente da República, mesmo tendo assistido cotidianamente, a devastação das mortes que provocou na Ásia e na Europa. Até os Estados Unidos, o país mais poderoso e mais rico do mundo não foi poupado, batendo recordes em número de infectados, de internações e de mortes, pelo COVID 19.
Até pouco, assistíamos de perto o que estava acontecendo ao nosso redor, com nossos circovizinhos e hoje o vírus bate mais cedo do que se pensava em nossa porta, entrando sem pedir licença e deixando todos atônitos, com o que pode vir acontecer.
Pesqueira está inserida na micro região em que os casos do Coronavirus toma contornos preocupantes, diante da carência na infraestrutura do nosso sistema de saúde local e regional, pra atender uma demanda que será crescente em número de casos da doença e de óbitos.
Basta prestar um pouco de atenção, para perceber que as recomendações da Saúde Pública sobre o isolamento social, que é o de ficar em casa, não está sendo levado a sério, por uma boa parcela da população de Pesqueira, que terá consequências imprevisíveis, uma vez que cria-se as condições propícias, para a propagação mais rápida do números de contaminados pelo vírus, que pode culminar com o colapso da parca estrutura de saúde municipal, que não será capaz de conta de toda a demanda.