Matança será transferida para o Distrito de Serra dos Ventos e Tacaimbó.
Explosão ocorreu em caldeira do estabelecimento; ninguém ficou ferido.
O abate de animais que era realizado no matadouro de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, será transferido para outros dois abatedouros públicos da região. A mudança ocorre devido a explosão de uma caldeira que destruiu parte da estrutura do estabelecimento, na quarta-feira (16). Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.
Ao G1, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município André Rocha, informou que a matança de animais será “transferida temporariamente para os matadouros de Serra dos Ventos, distrito de Belo Jardim, e de Tacaimbó”. Também segundo o gestor, a prefeitura do município já estaria viabilizando, junto ao governo do estado, a construção de um novo abatedouro, e que o mesmo seria construído no padrão de um “matadouro polo”.
cidades (Foto: Divulgação/ Blog Jardim do Agreste)
Ainda de acordo com Rocha, antes da explosão, o matadouro de Belo Jardim também realizava o abate de animais de São Bento do Una e Cachoeirinha, ambos no Agreste. Por mês, segundo o gestor, eram realizadas aproximadamente 400 matanças de animais no estabelecimento.
Explosão
O secretário disse que a explosão foi “algo inesperado, visto que a prefeitura realizava manutenção nos equipamentos do espaço a cada 15 dias”. Ele explicou ainda que a caldeira explodiu cerca de 15 minutos após ter sido acionada. Rocha disse também que o acidente ocorreu antes mesmo que a “caldeira pegasse pressão”, efeito que segundo o gestor, só ocorre 30 minutos depois da máquina ser ligada. Um técnico deve ir ao local para analisar o que teria provocado a explosão.