A artista Juliana Alves (Xukuru) na SP – Arte 2021.
A SP-Arte, é a principal feira de arte da América Latina e está entre as mais importantes do mundo, sendo referência com nomes de grandes artistas da arte-contemporânea no circuito atual, compondo uma lista especial de grandes galerias e expositores. A curadoria da exposição da qual Juliana Xukuru participa foi feita por Barbara Milano, Ariana Nuala, Moara Brasil e Nutyelly Cena, artistas e curadoras do Levante Trovoa, do qual Juliana Xukuru também é integrante. O Levante Nacional Trovoa, está na SP- Arte como Galeria Nacional Trovoa.
O trabalho de Juliana Xukuru selecionado para a SP- Arte faz parte de uma produção em Artes Visuais que a artista vem desenvolvendo nos últimos anos também como pesquisadora do GPEAV – grupo de pesquisa vinculado ao Programa Associado de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco.
Partindo do resgate de suas memórias pessoais , história de vida e experiências, seu trabalho envolve também as memórias de outras mulheres indígenas por um caminho de reflexão decolonial voltado principalmente para a história das mulheres Xukuru da nossa cidade.
Recentemente Juliana Xukuru também teve sua trajetória nas artes apresentada pela pesquisadora Dra. Maria Emilia Sardelich em um trabalho selecionado, no evento internacional “ Mujeres Mirando Mujeres”, em Madri – Espanha. O projeto é liderado pela gestora e comunicadora cultural espanhola Mila Abadía e pode ser conferido em: https://mujeresmirandomujeres.com/juliana-alves-xukuru-maria-emilia-sardelich-mmm/
Meu Instagram:
@artistajulianaxukuru
Pesqueirafuxico, 13/06/2021.