FONTE PESQUEIRA EM FOCO
Set. 06, 2023
Antes de anunciar oficialmente que deixaria o comando da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), a delegada federal Carla Patrícia Cunha assinou quatro portarias determinando a expulsão de três policiais militares e um bombeiro militar (além da prisão de mais dois).
Veja abaixo a nota divulgada pela SDS:
BOMBEIRO ACUSADO DE HOMICÍDIO DE ADOLESCENTE
Em outra portaria, Carla Patrícia Cunha determinou a exclusão de um bombeiro militar e a prisão de mais dois.
As investigações foram iniciadas após a denúncia de que o soldado do Corpo de Bombeiros Gradystony de Oliveira Lopes teria sido o responsável por atirar e matar um adolescente que pilotava uma moto nas proximidades da 4ª Seção de Bombeiros de Pesqueira, em 4 de julho de 2019. Por causa disso, a portaria determinou que o militar seja expulso da corporação.
A investigação da Corregedoria da SDS indicou que o cabo Fabiano Costa Cavalcanti teria omitido informações aos seus superiores sobre a autoria do disparo que vitimou o adolescente. Desta forma, foi determinada a prisão disciplinar dele por 20 dias.
Já o 3º sargento José Roberto de Freitas Caraciolo teria presenciado o disparo de arma de fogo efetuado pelo soldado e, logo após, teria saído do local sem adotar quaisquer providências regulamentares decorrentes da sua posição hierárquica, bem como não ter comunicado o fato a seus superiores hierárquicos. Por disso, também foi determinada a prisão dele por 20 dias.
Já o 2º sargento José Roberto de Farias Lins, indiciado em inquérito policial militar por crime de condescendência criminosa, seguirá sendo investigado pela Corregedoria.
Link da matéria:
NE 10