Home / Destaque / Campos diz que meta é investir 2% do PIB em ciência e tecnologia

Campos diz que meta é investir 2% do PIB em ciência e tecnologia

campos_1
Em visita ao Rio, ele fez palestra na Academia Brasileira de Ciências.
Presidenciável do PSB reafirmou compromisso de fazer reforma tributária.
Marcelo Elizardo
Do G1 Rio

Eduardo Campos participou de palestra na Academia Brasileira de Ciência (Foto: Marcelo Elizardo / G1)
O presidenciável Eduardo Campos em palestra na Academia Brasileira de Ciência (Foto: Marcelo Elizardo / G1)
O candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) afirmou, nesta terça-feira (5), em palestra na Academia Brasileira de Ciências, no Centro do Rio, que pretende investir em ciência e tecnologia como forma de estimular o desenvolvimento econômico. Segundo ele, caso eleito, a meta de seu governo será atingir 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em investimentos em ciência e tecnologia.
O encontro na academia durou aproximadamente duas horas, e Campos respondeu a perguntas de especialistas do setor.

ELEIÇÕES 2014
Notícias, pesquisas e apuração de votos
candidatos à presidência
todos os candidatos
datas das eleições
ordem da votação
tira-dúvidas
título e local de votação
De acordo com o candidato, ministro da Ciência e Tecnologia no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o percentual do PIB aplicado em ciência e tecnologia já chegou a 1,2%, mas o país precisa mais. Segundo ele, países mais desenvolvidos já chegam a 3% do PIB investidos no setor.
“Na medida em que o governo federal contigencia recurso para ciência e tecnologia. os estados também contigenciam. E aí você entra num ciclo de redução de investimento numa área que é fundamental para o desenvolvimento da nossa economia e para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
Para o presidenciável, com conhecimento científico aplicado à produção, o Brasil tem condições de produzir internamente, a um custo menor, produtos competitivos no mercado externo.
“O desafio no Brasil é pegar todo o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e poder ajudar no crescimento econômico. Temos muito conhecimento que, colocado à disposição de quem produz, nós iríamos produzir mais, melhor e mais barato, para competir, inclusive, com o mercado externo. Por isso, é fundamental investir em ciência e tecnologia”, disse.
saiba mais
Campos defende que ricos paguem impostos proporcionalmente maiores
Reforma tributária
Eduardo Campos ainda afirmou que não vai aumentar impostos no Brasil e criticou governos anteriores por não terem feito reforma tributária.
“A sociedade brasileira tem nosso compromisso de não aumentarmos os impostos no Brasil. Todos os governos nos últimos anos têm aumentado a carga tributária e não fizeram a reforma tributária. Nós vamos fazer a reforma tributária, diminuir o número de impostos e tornar o sistema mais simples. Assim, o Brasil vai voltar a crescer e gerar emprego”, disse Campos.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top