Por causa dos cancelamentos, os passageiros tiveram que seguir para o Recife, ou mesmo voltar da capital pernambucana em uma Van.
Por g1 caruaru
17/06/2024 10h30 Atualizado há 20 horas
Passageiros reclamam de cancelamentos de voos para o Recife neste domingo (16) — Foto: Arquivo pessoal
A companhia Aérea Azul Linhas Aéreas cancelou embarque de passageiros na rota entre Caruaru– Recife no domingo (16) no Aeroporto de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Alguns usuários, que tinham comprado passagem para este voo relataram ao g1 Caruaru e Região que foram informados pela empresa que o avião não conseguia pousar no Aeroporto Oscar Laranjeira , mas não foi explicado o motivo. Por causa do cancelamento, o passageiros tiveram que seguir para o Recife em uma Van.
O aposentado Ivanez Dantas era um dos passageiros que tinham comprado passagem para ir para Recife neste domingo. Ao chegar no Aeroporto de Caruaru para fazer o embarque ele e as outras pessoas que iam fazer a mesma viagem receberam a notícia da Azul que o avião que eles iam viajar não pode pousar e voltou para o Recife. Por causa disso, a viagem deles seria feita por transporte terrestre.
“ A empresa não informou qual o problema que impediu o pouso a gente acha que foi por causa do mau tempo. A gente foi para o Recife em uma van e uma viagem que era para ser de 20 minutos durou 2 horas. “ contou o aposentado.
Ivanez contou ainda que ao chegar no Aeroporto Internacional do Recife e buscar informações no escritório da Azul, ele foi informado que o problema já tinha acontecido outras vezes.
“ Quando falei com um funcionário de empresa ele me disse que na semana passada foram feitos vários cancelamentos e o motivo seria o mau tempo que não deixava o avião pousar.”disse o aposentado.
Situação parecida aconteceu com o oftalmologista Getúlio Cardoso na última segunda-feira (10). Ele estava em um avião que tinha saído do Recife e quando chegou em Caruaru foi informado que a aeronave não tinha como pousar e todos tiveram que voltar para a capital pernambucana. Ele contou ao g1 Caruaru e Região que a informação passada aos passageiros era de que o mau tempo seria o motivo da não permissão de pouso.
“ A gente passou cerca de meia hora sobrevoando o aeroporto de Caruaru, mas o piloto não conseguiu pousar. Então tivemos que retornar ao Recife. Acabamos perdendo o dia de trabalho por causa disso. A empresa Azul ofereceu toda a assistência, o transporte de van para vir para Caruaru, mas mesmo assim ficou inviável para mim, acabamos perdendo o dia de trabalho.”disse Getúlio.
O g1 Caruaru e Região conversou com Heitor Rodrigues, piloto experiente que explicou o que poderia está causando o cancelamento dos voos da Azul em Caruaru. Ele contou que o mau tempo e a falta de um equipamento que possibilite trazer a aeronave para próximo da pista são os fatores principais para existência do problema.
“Porque Caruaru tem um aeroporto que não se pousa por instrumentos, só pouso visual. Quando o teto tá abaixo de 450 metros, que é a distância entre as nuvens e o solo, e a visibilidade é menor que 5 mil metros, a aeronave não pode pousar, porque o piloto não consegue ver a pista. Se tivesse operação por instrumentos conseguiria pousar em quase todas condições de tempo.’ disse Heitor.
O problema foi registrado uma semana após a empresa azul linhas aéreas, responsável por operar os voos entre Caruaru e Recife ampliar as ofertas diárias com destino a capital pernambucana e demais conexões. Caruaru tem dois voos diários saindo do Recife com aeronaves ATR 72-600, os voos ocorrerão duas vezes por dia, decolando de Recife às 8h00 e às 16h05, pousando em Caruaru às 8h35 e às 16h40, respectivamente.
O g1 Caruaru e Região procurou a empresa Azul Linhas Aéreas que informou que no domingo (16), devido a condições climáticas adversas em Caruaru, o voo AD6105 (Recife-Caruaru) precisou retornar ao aeroporto de origem. Pelo mesmo motivo, o voo AD6105 (Caruaru-Recife) foi cancelado. A companhia falou ainda que os clientes receberam toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e seguiram via terrestre até o destino final. A nota diz ainda que a Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações.
Sobre a falta do equipamento citada pelo piloto Heitor Rodrigues, o g1 Caruaru e Região também buscou à Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, segue abaixo a nota enviada pelo órgão:
“A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco informa que todos os equipamentos do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, estão operando normalmente. No entanto, diversos aeroportos do País quando estão em condições metereológicas adversas, as aeronaves não conseguem aterrissar. O procedimento que está homologado pela empresa Azul hoje é o RNP VMC, que requisita teto de 1000fts. Abaixo disso, há dificuldade de pouso (visibilidade pela nuvens), por questão de segurança e os pilotos não pousam. Esclarecemos que a ANAC esteve no último dia 13 no aeroporto de Caruaru, inspecionando e atestou as operações existentes. Em relação aos passageiros que estão tendo seus voos cancelados, a orientação é tratar diretamente com a companhia aérea. No entanto, a SEMOBI pediu esclarecimentos à empresa.”