Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a Equipe da Rádio Jornal (que sempre nos recebe de braços abertos e nos permite divulgar momentos únicos, importantes, históricos e inesquecíveis como este desta segunda, 21/08/2017). Em que o comunicador Nildo Lucena recebeu no seu Programa “Supermanhã” um dos maiores artistas deste nosso Brasil.É nosso orgulho ter este “Pelé da Composição” que nasceu aqui na vizinha Cidade de Poção, em um sítio chamado Tanquinho.
A história da vida dele vem sendo escrita com muita poesia e emoção e causado “Rios de Lágrimas” através de suas letras que o mundo inteiro já cantou se emocionou e canta. Pois, desde menino ele já apresentava um Dom Musical tocando pandeiro em festas da Região. E logo ao completar os seus 13 anos de idade ele foi embora para ganhar a vida no Sul do País, passou uns tempos no Paraná, outros em São Paulo e mora na cidade maravilhosa (Rio de Janeiro) desde 1965. Seu primeiro emprego foi na Krauze Jóias e depois ele se destacou como compositor,produtor e cantor, construindo, assim, uma invejável Carreira Artística.
Isto mesmo, Paulo Debétio tem trabalhos fantásticos. O primeiro sucesso de Debétio foi o samba “Eu Avenida e Você” gravado pelo sambista Roberto Ribeiro. A partir desta música Paulo Debétio não parou mais compor grandes sucessos e teve gravadas mais de 500 (quinhentas) composições por grandes nomes da música Popular Brasileira como: Chitãozinho e Xororó, Sandy e Junior, Margareth Menezes, Cheiro de Amor, Gian e Giovani, entre outros. Muitas das suas músicas ocuparam o primeiro lugar nas paradas e, inclusive, foram temas de Novelas Globais. Na entrevista de hoje, ele citou algumas detas letras para o Nildo fazer uma coletânea em um Pendrive especial. Veja, no vídeo abaixo do texto, quais foram os nomes citados por Debétio!
Mesmo distante Paulo Debito nunca esquece as suas origens e em seu novo CD o “SEMENTES”, ele traz na faixa 10 a música “Retratos e Paisagens”, que fala justamente do lugar onde ele nasceu e passou a infância.
A conversa com um cara viajado, romântico e pensador como o Debétio é algo muito agradável e ele, apesar de ser um cara muito famoso, no meio social artístico,não carrega orgulho é um cara simples e muito atencioso para com os simples. Hoje a Rádio Jornal teve o grande privilégio de receber esta “Fera da Música Popular Brasileira”. Um encontro como este de Paulo com a antiga Difusora (a Rádio Jornal) nós tínhamos mais que a obrigação de registrá-lo, porque além deste Artista ter se tonado um “Pelé” um verdadeiro rei de “gols musicais” que “balançaram e ainda balançam as redes” do sucesso nas Rádios, nas TVs e nos Palcos da Vida. O Paulo Debétio é coisa nossa e gente da gente. Pois, não são todos os dias que temos uma oportunidade destas, a de ver, falar e abraçar um Craque como ele. Parabéns a Paulo Debétio!
Gostaria, também, de parabenizar ao Nildo Lucena e a toda a sua Equipe da Jornal, por nos ter proporcionado esta Supermanhã tão marcante com a presença de Paulo Debétio que, com certeza, é uma Superestrela (Imortal)por ter produzido canções belíssimas que são até internacionalmente conhecidas.
Veja, neste vídeo, uma pequena parte da descontraída conversa do Nildo Lucena como o Paulo Debétio, na qual até eu não me contive e participei!
Francisco Mendes Galindo/pesqueira fuxico, 22/08/2017.