Home / Destaque / (Chegada das Chuvas!) Precisamos nos unir, ao Poder Público, para cuidar melhor das nossas galerias de águas pluviais e das redes de esgotos de Pesqueira

(Chegada das Chuvas!) Precisamos nos unir, ao Poder Público, para cuidar melhor das nossas galerias de águas pluviais e das redes de esgotos de Pesqueira

Para cuidar do nosso Meio Ambiente…

…Devemos nos comprometer a fazer a nossa parte, ou seja, tentar sempre evitar o acúmulo do lixo nas ruas e cobrar, do Poder Público, a manutenção da limpeza dos canais e das galerias de esgotos e uma Coleta do Lixo mais ágil em todos os bairros e ruas da Cidade, seus distritos e povoados.

Embora não estejam visíveis nas ruas, a galeria de águas pluviais e a rede de esgoto têm papel fundamental na manutenção da infraestrutura de uma cidade. Ainda, por cada uma contar com suas particularidades e papéis distintos, precisam de cuidados específicos.

A utilização indevida dessas redes pode trazer diversos problemas para a população, principalmente nas épocas de chuva, em que, comumente, alagamentos acontecem devido à má manutenção ou à incapacidade das galerias pluviais de dar vazão à água.

Além disso, quando ocorre a ligação entre elas (como é o caso dos nossos canais, o da Baixa de São Sebastião e o que passa por trás da Rua Rodoviária), há um grande risco para a saúde da população, já que o esgoto pode causar doenças ao entrar em contato com as pessoas. Ainda, existe o problema da contaminação ambiental, que compromete a vida aquática em rios, córregos e outros mananciais de águas da nossa Região. Portanto, já que as chuvas estão chegando se faz necessário, com urgência, que seja dada uma atenção maior, por meio da Secretária de Meio Ambiente, para que faça uma limpeza geral nos dois canais e que somado a isso uma assistência maior na manutenção diária da Limpeza das Ruas para que o Lixo não se acumule para não ser arrastados pelas águas e passem entupir as galerias de capitação das águas que escorrem das chuvas. Pois, entendemos que esta deve ser uma ação conjunta entre a População e o Poder Público para a prevenção, a preservação e os cuidados para evitar entupimentos na Rede de Esgotos. Para isto temos que cooperar (colocando o lixo para coleta de acordo com o Cronograma da Prefeitura, para evitar o acumulo nas calçadas e nas vias) e a Prefeitura tem a obrigação de limpar os Canais e recolher o lixo, os entulhos e as metralhas das construções em tempo hábil. Afinal de contas, a Rede do Conjunto de Tubulações que têm como objetivo captar, transportar e drenar a água da chuva das áreas urbanas até rios, córregos ou canais têm suas instalações e manutenção na responsabilidade do Poder Público Municipal.   

Temos que cobrar e, também, cooperar para que possamos manter limpos os principais Canais da Cidade, para o bem de todos. Antes que as Chuvas não perdoem as nossas falhas e omissões. Pois, ainda dá tempo de corrigir estas imagens, que nos mostram que já faz um bom tempo que esta manutenção não vem sendo feita como deveria e que nem a coleta de lixo está dando vencimento a grande demanda da sociedade. Pois, além destas falhas se somam a elas o grande problema da falta de saneamento básico em várias ruas e bairros, que desassistidos com estão podem agravar ainda mais os prejuízos, caso não sejam tomadas as atitudes necessárias para receber as chuvas que já dão sinais de chegada.

Pois sabemos que a falta de Manutenção da Limpeza dos Canais e o Excesso de Lixo nas ruas poderão causar inúmeros problemas e prejuízos ambientais, inclusive, de valores inseparáveis.

Como exemplo de alerta ao Poder Público e a População, citamos aqui alguns transtornos, mais comuns, que poderão ocorrer, caso não cuidemos logo deste assunto e as chuvas arrastem toda a sujeira da cidade para as tubulações e galerias. Poderemos ocasionar diversos problemas ambientais, para as pessoas e para as infraestruturas existentes:

  • Entupimento da rede de esgoto, pois a água da chuva costuma arrastar consigo uma grande quantidade de material sólido, como areia, pedras, lixo etc.;
  • Comprometimento da estrutura física das tubulações, pela vazão acima da capacidade da rede;
  • Vazamentos em ruas, córregos e, até mesmo, nas residências, ocasionado pela incapacidade da rede ou por entupimentos;
  • Exposição da população à água contaminada com esgoto;
  • Proliferação de pragas urbanas, como ratos, baratas, mosquitos e animais peçonhentos e vários outros prejuízos para a Saúde Pública de todos.

Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, 06/04/2021.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top