Enxurradas e deslizamentos já causaram mais de 30 mortes no estado. Escolas estão sendo usadas como abrigo para famílias atingidas.
Do g1 PE
Homem improvisou um bote para ajudar os vizinhos em meio ao alagamento em Jaboatão dos Guararapes — Foto: Reprodução/TV Globo
Com as fortes chuvas que afetam a Região Metropolitana e a Zona da Mata de Pernambuco desde segunda-feira (23), milhares de famílias estão sendo removidas de áreas de risco e encaminhadas a áreas de abrigo.
Várias entidades do estado, como a Prefeitura do Recife, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Central Única das Favelas (Cufa), a Cúria Arquidiocesana, o Sport e o Náutico divulgaram canais para receber doações para as famílias afetadas. Confira abaixo.
Prefeitura do Recife
O projeto Recife Solidário está arrecadando colchões, alimentos prontos, cestas básicas e cobertores para doação. As contribuições podem ser até domingo (29), das 9h às 12h e das 14 às 17h, nos seguintes locais:
- Sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo;
- Sítio da Trindade, em Casa Amarela;
- Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
Empresas da iniciativa privada e entidades, como associações, ONGs e igrejas, que queiram fazer doações em maior quantidade podem entrar em contato com o Central de Arrecadação pelos números: (81) 9879.12705 e (81) 3355.9412 ou enviar e-mail para doacaorecifesolidario@gmail.com.
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está recebendo doações de itens de higiene básica, alimentos, cobertores e roupas, que serão entregues a associações comunitárias que atendem as famílias afetadas.
As doações podem ser entregues no Hall da Reitoria da Universidade: R. Bacatuba – Cidade Universitária, Recife.
Arquidiocese
Arquidiocese de Olinda e Recife e Cáritas lançaram campanha emergencial “#SOS Recife e Região Metropolitana – Solidariedade que transforma”.
A ação busca arrecadar doações de alimentos não perecíveis, material de limpeza, produtos de higiene, colchões e lençóis que podem ser entregues na Cúria Arquidiocesana: Avenida Rui Barbosa, 409, Bairro Graças, das 8h às 16h, além das Paróquias da cidade.
Doações em dinheiro também podem ser feitas através de PIX ou depósito em conta , em favor de Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife: Chave PIX: 29420681000129 (CNPJ) ou Banco do Brasil – Agência: 5740-1 – Conta Corrente: 60.691-0.
Cufa
A Central Única das Favelas (Cufa) de Pernambuco também está recebendo donativos. A campanha busca arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoa, agasalhos e roupas de cama.
É possível deixar os donativos na Avenida Norte, 5.300, Casa Amarela.
Doações também podem ser feitas via PIX, através da chave 35.433.107/0001-08 (CNPJ), para R.Favela Produções, ou Banco NU Pagamentos (260) – Agencia 0001 – Conta 56883499-8.
OAB
A seccional pernambucana da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE) pede doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e agasalhos.
As doações podem ser feitas na sede da OAB, a partir da próxima segunda, a partir das às 8h. O endereço é Rua do Imperador Pedro II, 346, bairro de Santo Antônio, Recife.
Clubes de futebol
Tanto o Sport, quanto o Náutico, dois dos principais times de futebol de Recife, foram afetados pelas chuvas. Os clubes também lançaram campanhas em suas redes sociais.
A Ilha do Retiro teve o seu gramado mais alagado, o que pode levar a diretoria rubro-negra a transferir o jogo da próxima terça-feira (31), contra a Ponte Preta, pela 10ª rodada da Série B, para a Arena de Pernambuco.
A pista do Centro de Treinamento do Náutico, que dá acesso aos campos e ao hotel, desmoronou por conta da força da água. A trecho da BR 101 que dá ao acesso ao CT também ficou alagado.https://www.facebook.com