Enxurradas e deslizamentos já causaram mais de 30 mortes no estado. Escolas estão sendo usadas como abrigo para famílias atingidas.
Do g1 PE
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/C/y/r31OswSu65sAG9S9Wcjw/barco-improvisado.jpg)
Homem improvisou um bote para ajudar os vizinhos em meio ao alagamento em Jaboatão dos Guararapes — Foto: Reprodução/TV Globo
Com as fortes chuvas que afetam a Região Metropolitana e a Zona da Mata de Pernambuco desde segunda-feira (23), milhares de famílias estão sendo removidas de áreas de risco e encaminhadas a áreas de abrigo.
Várias entidades do estado, como a Prefeitura do Recife, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Central Única das Favelas (Cufa), a Cúria Arquidiocesana, o Sport e o Náutico divulgaram canais para receber doações para as famílias afetadas. Confira abaixo.
Prefeitura do Recife
O projeto Recife Solidário está arrecadando colchões, alimentos prontos, cestas básicas e cobertores para doação. As contribuições podem ser até domingo (29), das 9h às 12h e das 14 às 17h, nos seguintes locais:
- Sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo;
- Sítio da Trindade, em Casa Amarela;
- Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
Empresas da iniciativa privada e entidades, como associações, ONGs e igrejas, que queiram fazer doações em maior quantidade podem entrar em contato com o Central de Arrecadação pelos números: (81) 9879.12705 e (81) 3355.9412 ou enviar e-mail para doacaorecifesolidario@gmail.com.
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está recebendo doações de itens de higiene básica, alimentos, cobertores e roupas, que serão entregues a associações comunitárias que atendem as famílias afetadas.
As doações podem ser entregues no Hall da Reitoria da Universidade: R. Bacatuba – Cidade Universitária, Recife.
Arquidiocese
Arquidiocese de Olinda e Recife e Cáritas lançaram campanha emergencial “#SOS Recife e Região Metropolitana – Solidariedade que transforma”.
A ação busca arrecadar doações de alimentos não perecíveis, material de limpeza, produtos de higiene, colchões e lençóis que podem ser entregues na Cúria Arquidiocesana: Avenida Rui Barbosa, 409, Bairro Graças, das 8h às 16h, além das Paróquias da cidade.
Doações em dinheiro também podem ser feitas através de PIX ou depósito em conta , em favor de Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife: Chave PIX: 29420681000129 (CNPJ) ou Banco do Brasil – Agência: 5740-1 – Conta Corrente: 60.691-0.
Cufa
A Central Única das Favelas (Cufa) de Pernambuco também está recebendo donativos. A campanha busca arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoa, agasalhos e roupas de cama.
É possível deixar os donativos na Avenida Norte, 5.300, Casa Amarela.
Doações também podem ser feitas via PIX, através da chave 35.433.107/0001-08 (CNPJ), para R.Favela Produções, ou Banco NU Pagamentos (260) – Agencia 0001 – Conta 56883499-8.
OAB
A seccional pernambucana da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE) pede doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e agasalhos.
As doações podem ser feitas na sede da OAB, a partir da próxima segunda, a partir das às 8h. O endereço é Rua do Imperador Pedro II, 346, bairro de Santo Antônio, Recife.
Clubes de futebol
Tanto o Sport, quanto o Náutico, dois dos principais times de futebol de Recife, foram afetados pelas chuvas. Os clubes também lançaram campanhas em suas redes sociais.
A Ilha do Retiro teve o seu gramado mais alagado, o que pode levar a diretoria rubro-negra a transferir o jogo da próxima terça-feira (31), contra a Ponte Preta, pela 10ª rodada da Série B, para a Arena de Pernambuco.
A pista do Centro de Treinamento do Náutico, que dá acesso aos campos e ao hotel, desmoronou por conta da força da água. A trecho da BR 101 que dá ao acesso ao CT também ficou alagado.https://www.facebook.com