Catálogo inclui clássicos desde 1923 até produções recentes. Longas e curtas podem ser conferidos na internet.
Por G1 PE
O filme ‘A História da Eternidade’ é uma das obras que compõem o acervo da Cinemateca Pernambucana — Foto: A História da Eternidade / Divulgação
A Cinemateca Pernambucana da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) está fechada para visitações por causa do combate ao novo coronavírus no estado, que contabiliza oito mortes e 95 casos confirmados da doença Covid-19 até esta quarta (1º). No entanto, o acervo dela, composto de 261 filmes pernambucanos, foi disponibilizado gratuitamente na internet.
O acervo reúne clássicos desde 1923 até filmes recentes. Entre os antigos, a Cinemateca Pernambucana disponibiliza a coleção Super-8 do cineasta e jornalista Geneton Moraes Neto.
Além de longas e curtas, é possível encontrar cenas extras e making of , com bastidores de obras do cinema pernambucano, como “Tatuagem” (2013), de Hilton Lacerda, e “Cinema, Aspirinas e Urubus” (2005), de Marcelo Gomes.
O público infantil também tem opções no acervo da Cinemateca Pernambucana, que inclui produções do cinema de animação do estado, como “Salu e o cavalo marinho”, de Cecilia da Fonte; “A saga da Asa Branca”, de Lula Gonzaga; “A árvore do dinheiro”, de Marcos Buccini e Diego Credidio.
O portal também traz filmes filmes com acessibilidade para pessoas com deficiências visuais e auditivas, por meio da audiodescrição, de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas para surdos e ensurdecidos (LSE).