Há menos de um mês de seu início, a 14ª Festa da Renascença, evento ligado ao Circuito do Frio (Pernambuco Nação Cultural), já anima os empresários e comerciantes de Pesqueira. Rede hoteleira comemora o evento.
A Festa da Renascença 2018 promete movimentar a economia local e fomentar a geração de renda na cidade. Pesqueira tem se fortalecido cada vez mais como um importante polo turístico no Estado. Agendado para de 09 a 11 de agosto, o festival deve atrair turistas, visitantes e clientes para Pesqueira.
Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pesqueira, Eleno Barros, “quanto maior a divulgação, melhor para o aquecimento da economia, por que os turistas e visitantes podem se programar com antecedência e ‘carimbar’ o passaporte com destino a Pesqueira”, destaca.
Pequenos, médios e grandes empresários de Pesqueira querem superar as expectativas de vendas e defendem mais iniciativas semelhantes para o fomento da economia. Com a festa, a perspectiva é de crescimento, uma vez que o evento pode ser 30% maior em circulação de recursos. “O evento pode movimentar toda a rede comercial, hoteleira e de serviços, além da contratação de pessoas para a prestação de serviços”, diz o empresário Gilvan Sá Barreto, da Isabella Modas.
“Com a forte difusão do evento, a movimentação financeira já começa, por que todos se preparam melhor para os dias de festival”, completa Eleno Barros.
Tanto Gilvan quanto Eleno concordam que o impacto financeiro faz a diferença para a cidade. Eles também alertam que a rede hoteleira e o setor de alimentos são aquecidos. “Com relação a rede hoteleira, é muito importante a divulgação do evento muito antes da realização, uma vez que os turistas e visitantes podem agendar e reservar estadia nos hotéis e pousadas”, diz ele, que também é dono de pousada.
HOSPEDAGEM
Os hotéis de Pesqueira (Estação Cruzeiro, Pousada Villa Bella, Acauã e outros) já comemoram a movimentação que a Festa da Renascença pode trazer. De acordo com o empresário Eleno, se houvessem mais quartos ainda seriam insuficientes para atender a demanda que o evento gera.
Outro nicho é o aluguel de quartos e casas durante o evento, onde muitos moradores aproveitam a demanda para ganhar uma renda extra. O evento também gera estímulo ao empreendedorismo.
De acordo com Gilvan Sá Barreto, a Festa da Renascença é também uma grande oportunidade para o fortalecimento das empresas locais. A expectativa da organização é de que este ano o evento, que já se enquadra no perfil de grandes festivais, ultrapasse a última edição.
Publicado por Flávio J Jardim-em 13/07/2018 às 07h07 FONTE PESQUEIRAEMFOCO