Home / Destaque / (Com vídeo) A Prefeitura cortou os atendimentos pelo SUS, na Casa de Saúde São José, há mais de 01 (um) ano e 3(três)meses!

(Com vídeo) A Prefeitura cortou os atendimentos pelo SUS, na Casa de Saúde São José, há mais de 01 (um) ano e 3(três)meses!

 

Apesar de ter uma das mais preparadas e sofisticadas estruturas de atendimento e de possuir mais de 30 leitos para atender as pessoas a Prefeitura Municipal de Pesqueira não está dando o apoio necessário para que isto aconteça. Pois, há mais de (01) um ano e (03) três meses, a Gestão Municipal cortou o repasse do SUS (um valor de quase, 70 mil reais mensais). Este valor era de suma importância e de extrema necessidade para que a Casa de Saúde São José desenvolvesse uma boa prestação de Serviços a nossa população, principalmente, as pessoas mais carente de nossa Cidade, que depende de tratamentos de saúde especializado que são disponibilizados pelo sistema do SUS (que é gratuito para todos). Portanto, não dá para entender como se fala em melhorias da Saúde Pública Municipal de Pesqueira, quando temos uma Unidade de Saúde composta de Sala de Cirurgia, Apartamentos, Quartos, Laboratório, Consultórios, Salas de Atendimento, Enfermarias, Médicos, Enfermeiras e toda uma Infraestrutura completa de apoio, para a ampliação e a melhora do atendimento ao Público de Pesqueira e Região. A Gestão Pública, simplesmente, a descarta cortando a Verba do SUS que estava destinada a esta tão importante e necessária Instituição de Saúde de Nosso Município. Todos sabem que a Casa de Saúde São José, faz parte da nossa História e que nela já foram nascidas e salvas muitas vidas.

Segundo a Prefeita, a Prefeitura deixou de repassar estes quase 900.000,00 (novecentos mil reais), somando-se os 14 meses de corte dos 70 mil mensais, e os transferiu para o Hospital Dr. Lídio Paraíba, ou seja, a infraestrutura da Casa de Saúde com médicos e 30 leitos ficou abandonada pela Gestão. Pois, a Prefeitura fez como diz o ditado: “DESCOBRIU UM SANTO PARA COBRIR OUTRO”.

Infelizmente, não dá para entender esta atitude da Administração, onde se abandona uma instituição de Saúde (Pronta) dispensando toda a sua infraestrutura e vai tentar comprar mobília e tentar contratar profissionais para uma só unidade de saúde, que não apresenta nem as condições, nem nunca poderá acrescer o mesmo espaço oferecido pela Casa de Saúde (com este mesmo valor do repasse mensal do SUS). Jamais o nosso Hospital terá as mesmas condições de prestar os serviços que a Casa de Saúde São José oferecia, com apenas este mesmo valor de repasse mensal do SUS. Para isto o Hospital teria que ter um investimento igual ao da Casa de Saúde e o investimento dela, sabe-se que passa dos 20 milhões de reais (É obvio que estamos abandonando uma excelente e valiosa Infraestrutura de apoio para a Saúde dos nossos Munícipes).

Segundo o vereador Biá Xukuru de Cimbres, seria muito bom que a Prefeita revertesse a sua estratégia, revisse as contas e devolvesse o repasse do SUS para a Casa de Saúde São José, que é uma Unidade de Referencia em Saúde para a nossa Região. O Vereador Bia ainda acrescentou que, além do SUS a Casa de Saúde está perdendo também a Verba destinada ao atendimento aos Povos Indígenas (que é uma Ajuda Federal que varia de 10 a 80 mil reais mensais).

 Sendo assim, sem estas verbas na Casa de Saúde o Povo pesquerense está, com certeza, sofrendo, há um ano e três meses, com a falta de atendimentos pelo SUS, na Casa de Saúde São José e, consequentemente, estamos tendo Menos Atendimentos de Saúde no nosso Município. Para melhor entendermos, Pesqueira que tinha dois Hospitais servindo a População, através do SUS, agora só tem um, o Hospital Dr. Lídio Paraíba!

Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, 25/02/2018,

VEJA O QUE DIZ O VEREADOR BIÁ SOBRE A PERCA DO ATENDIMENTO AOS MUNÍCIPES!

 

 

 

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top