“É bom evitar o sol”, afirmou Fernando Gorayeb em entrevista a EXAME.com. Ele é sócio da Powerplug, empresa da área de totens para recarga de baterias.
Segundo Gorayeb, a exposição da bateria a situações de calor intenso reduz a vida útil do item.
Outra dica de Gorayeb é deixar o celular em modo avião.
Com a configuração normal, o gadget fica o tempo todo buscando a antena disponível mais próxima. Como no carnaval é comum que muitas pessoas fiquem num mesmo lugar, as antenas ficam sobrecarregadas e essa busca se torna ainda mais difícil. Todo esse processo também aumenta o consumo de carga da bateria.
Aprecie com moderação
Além da cerveja, apps como Waze, Facebook e aplicativos de internet banking também devem ser apreciados com moderação nos próximos dias.
Por usarem dados do GPS do celular, eles consomem muita bateria – já que o uso do GPS exige que o gadget esteja constantemente em contato com satélites.
“Em smartphones como iPhone e modelos da linha Galaxy, até os aplicativos de câmera usam o GPS para armazenar a localização das fotos”, revelou Gorayeb. Outra opção é desativar o uso do GPS nos apps em que isso é possível.
Ele recomenda que os foliões optem pelo Wi-Fi em vez do 3G ou do 4G, já que eles consomem mais carga da bateria do que o Wi-Fi. Reduzir o brilho da tela dos celulares e desligar o Bluetooth também são conselhos do especialista.
“Se possível, configure apps de e-mail para verificar se há mensagens novas de tempos em tempos. Geralmente, eles operam em modo push e fazem isso o tempo todo – o que também exige mais da bateria”, afirmou ele.
Recarga
Quando a carga da bateria estiver abaixo de 20%, Gorayeb recomenda que se faça uma recarga completa.
Caso a carga esteja acima de 20%, fazer recargas rápidas é uma opção. Mas não é aconselhável passar mais de 3 dias sem fazer uma recarga completa.
“Cuidados como esse ajudam a prolongar a vida útil da bateria”, explicou ele. Agora, é só não esquecer dessas dicas na hora de cair na folia.