Dorgival Celerino morreu nesta quarta-feira (24) no Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, após ter dado entrada na unidade com sintomas de rabdomiólise.
Por g1 Caruaru
24/01/2024 10h10 Atualizado há 4 horas
Dorgival Nascimento morreu após passar mal em prova em Pernambuco — Foto: Reprodução/Recife Running
Um corredor de 50 anos morreu em Caruaru, no Agreste, nesta quarta-feira (24) por complicações de saúde provocadas por rabdomiólise, doença ocasionada por uma lesão muscular aguda que deixa o xixi preto. Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova e, por causa do excesso do esforço físico, precisou ser levado a um hospital e estava internado na UTI.
Dorgival participou no domingo (21) de uma prova de 14 quilômetros de corrida. O corredor saiu da cidade de Pombos, a pouco mais de 65 km de distância do Recife, com direção à cidade de Gravatá, no Agreste. Na Serra das Russas, localizada entre as duas cidades, ele passou mal e foi levado a uma unidade de saúde de Gravatá.
Na segunda-feira (22), Dorgival foi transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. O HRA informou em nota que ele ficou internado na UTI.
De acordo com o hospital, a causa da morte do paciente foi hepatite fulminante e rabdomiólise, doença que pode ser provocada por uma lesão muscular aguda causada pelo excesso de esforço físico.
Como acontece a rabdomiólise?
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.614.1_pt_br.html#goog_217852868Compartilhar vídeoAtivar somAtivar som
Influenciadora relata ter parado na UTI após aula de bike: entenda
Ao g1, a médica do esporte do Espaço Einstein, Karina Hatano, explicou que a doença acontece por uma lesão muscular aguda. Essa doença pode ser ocasionada pelo esforço excessivo durante atividades físicas ou quando o exercício é praticado por pessoas que ainda não estão preparadas.