Dos cerca de 100 casos, 24 foram em áreas rurais, segundo a Polícia Civil.
Crimes teriam motivação diferente dos da cidade, explica delegado.
A zona rural de Caruaru tem 35 mil habitantes, o que representa 12% da população total deste município do Agreste pernambucano. Neste cenário, a convencional tranquilidade vem sendo fragilizada pela violência. De acordo com a Polícia Civil, dos cerca de 100 homicídios registrados este ano no município, 24 foram em localidades rurais – quatro a mais que em 2013.
de proximidade (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
Para a polícia, no entanto, estes assassinatos têm motivação diferente dos ocorridos na cidade. “Os casos na zona rural são decorrentes de crime de proximidade, quando as partes – a vítima e o autor – ou têm um relacionamento de parentesco ou se conhecem. Temos nesse crime de proximidade na zona rural como uns dos maiores causadores o álcool, a droga ou o abuso do som”, explica o delegado Bruno Vital.
De forma atípica aos casos de proximidade, recentemente uma casa foi invadida por quatro criminosos e um dos moradores foi morto a tiros no Sítio Zumbá. Este foi o último caso registrado e põe em alerta os moradores da região rural.
Policiamento
Duas equipes da Patrulha Rural atuam em todos os sítios do município, de acordo com a Polícia Militar. No entanto, o comandante do 4º Batalhão da PM afirma que a segurança é reforçada, a depender da necessidade. “Se tenho duas viaturas para tratar de toda a população da zona rural, realmente é um número que não agrada, mas digo à população que eu não tenho só essas duas. Essas duas trabalham diuturnamente na zona rural, mas, tenho a Rocam e o Gati – patrulhas de policiamento especializado – que posso deslocar para estes locais”, explica o Coronel Dennys Lima.