“A solução é cuidar do que nós já temos”, alerta o vereador Biá. Ressaltando que, o nosso Rio Ipanema percorre várias cidades e que a sua correnteza e a sua força vem diminuindo por falta de cuidados para com as suas margens, que deveriam ser preservadas e replantadas em alguns trechos e localidades.
Segundo o vereador Expedito Cabral (Biá) a verba do Projeto é Federal e ela já existe e está disponível em Banco.
O reflorestamento das margens do Rio Ipanema e a construção de uma pequena estação de tratamento, para que a sua água (que é doce) possa ser tratada e servir para o consumo humano. Pois, esta faltando os cuidados necessários, para com este tão importante rio, e muitos esgotos estão sendo despejados nele. Curiosamente este nosso rio é o único da Região que corre em sentido contrário ao do Mar e vai desaguar no Rio São Francisco. Por este e outros motivos, o Vereador Biá tem uma grande preocupação em salvar este rio, que aos poucos vem perdendo as forças pela falta da vegetação no entorno de suas margens e está sendo poluído pela ação humana.
O Vereador faz o alerta e diz que nós temos uma grande responsabilidade com a Riqueza Hídrica, que desprezamos. Porém, afirma que ainda é tempo de acordar para esta nossa falha e não assistir ao total desaparecimento destas grandes fontes de vida (como o Rio Ipanema), que banha Pesqueira e várias cidades do nosso Estado.
Embasado em estudos de um amigo engenheiro, o vereador Biá afirma que se as autoridades acordarem, para esta causa da preservação dos nossos rios, perceberão que este Rio Ipanema (sendo bem tratado) poderá salvar Pesqueira (da Seca) e algumas destas cidades que ele cruza. Esta foi a estimativa apresentada, pelos estudiosos, ao vereador Biá que insiste, há muitos anos, na reivindicação de um Projeto de Revitalização para o nosso Ipanema.
Com certeza, este Projeto é de suma importância para o nosso Município e poderá ser realizado com Verbas Federais que são destinada a preservação dos Mananciais brasileiros.
Veja, em vídeo, a explicação do vereador Biá que vem lutando por este Projeto há alguns anos.
Francisco Mendes Galindo /pesqueirafuxico, 03/09/2017.