(Acima) Capa da Revista o Cruzeiro e a foto dos dois garotos (Marcelo e Mauro, em 1957)
Sr. Marcelo e a Esposa do seu saudoso irmão Mauro (na fotografia deste domingo, 05/02/2017)
(Acima na direita a foto da página da revista mostra que ela tinha 250.000 exemplares em edições internacionais quinzenais)
A famosa Réplica da Catedral de Santa Águeda foi construída, em 1957 (105 anos depois do lançamento da Pedra Fundamental da Catedral), por dois pré-adolescentes (um de 12 e outro de 13 anos). Na época esta brincadeira dos irmãos “Mauro e Marcelo” levaram o nome de nossa Cidade às manchetes de uma das revistas mais famosas do Brasil, a Revista O Cruzeiro. Esta revista era de circulação nacional e tinha edições internacionais. Na chamada da página(18) a revista estampou: “Uma Igreja em 40 dias”. Sem sombra de dúvidas, a Igrejinha é uma obra sem precedentes que impressiona a qualquer pessoa que a ver, pela riqueza de seus detalhes e por ser uma verdadeira Obra-prima construída por dois meninos tão novos, como eram eles na época. A Igrejinha está situada no jardim de uma das casas históricas de Pesqueira, propriedade da família do saudoso Nelson Avelar (um dos empresários mais conhecidos do ramo de Peças de Automóveis, em Pesqueira e Região). A casa dos Avelar é uma belíssima edificação, com várias janelas ogivais, alpendre com colunas em ferro fundido, jardim e garagem interna. Toda a construção é de 1910 (início do Século XX). Esta encantadora residência é localizada ao lado da Catedral de Santa Águeda, na Praça D. José Lopes- Pesqueira-PE. A casa foi o abrigo da infância dos dois gênios mirins, que adoravam brincar de reproduzir os parques da Festa de Santa Águeda e um dia resolveram construir, além dos parques, a própria Igreja da Santa. Mesmo com a descrença do pai (que não acreditava que eles conseguiriam tal façanha) eles passaram as férias brincando de construtores e conseguiram terminar a estonteante obra de arte, que hoje serve de admiração para todos que a visitam.
É incalculável o número de pessoas que viu de perto esta Igrejinha sexagenária. Afinal, durante estes anos as visitas foram constantes por todas as seis décadas. A Igrejinha é uma obra de grande valor sentimental. Pois, ela desperta em todos nós sentimentos variados (de admiração, de lembranças, de saudades, de curiosidade e outros que só as artes têm o dom de revelar). Porque ela vai além de toda a sua Beleza e Perfeição, ela é uma das referencias positivas de nossas vidas. Sendo imensurável o valor e o significado que ela representa em nossas Histórias. Sem sombra de dúvidas, este aglomerado de sentimentos se torna, com certeza, ainda maior para o simpático arquiteto Marcelo Motta Avelar (que conhecemos neste domingo, e o entrevistamos para a nossa Página), porque o Sr. Marcelo a construiu aos 12 anos junto com o seu irmão mais próximo Mauro Motta Avelar, de 13 anos, que hoje já não faz mais parte deste plano de vida terrena, partira para a eternidade aos 45 anos).
Segue a nossa entrevista (que na verdade foi uma boa conversa cheia de curiosidades). Pois, eu tinha mil e uma pergunta para fazer ao Sr. Marcelo. Porém, na hora da nossa conversa, eu confesso que a emoção da Presença História dele aqui, naquele momento, pesou bastante e eu fiquei meio perdido sem consegui concretizar algumas das perguntas que gostaria de tê-las feito. Afinal, eu tive a preocupação constante de não tomar muito o tempo do Arquiteto. Pois, ele tinha deixado seu “whisky com gelo” na mesa dos amigos para nos dá toda a atenção. Portanto, estava com motivos de sobra para voltar, o mais rápido possível, para a sua mesa de comemorações.
O nosso dialogo foi muito agradável, o Sr. Marcelo é uma destas pessoas que, logo ao conhecermos, nos deixa a impressão de que já éramos amigos há muito tempo pela atenção que ele nos dá e pela sua simpatia natural. Acrescento-lhes que me senti realizado, por ter participado deste momento histórico da Igrejinha que vai muito além da arte material (fruto da brincadeira dos dois iluminados garotos intelectuais). Porque a Igrejinha fez parte não só da infância deles dois, mas, também, da infância de muitos de nós, que crescemos ao “lado” dela. Na verdade, a Igrejinha é um Patrimônio Histórico e Cultural da Família Motta Avelar Alchorne e de todos Pesqueirenses, que se orgulham deste filho brilhante o Dr. Marcelo Motta e de toda a família Avelar, que, mais uma vez, enalteceram as festividades de Santa Águeda, comemorando com amigos esta data tão importante para todos os filhos da Terra do Doce e da Renda. Parabenizamos ao Sr. Marcelo e ao seu amado irmão Mauro (in memória), por terem nos dado este inusitado presente, a Igrejinha e a belíssima História deles para contarmos aos nossos amigos , familiares e visitantes de nossa Cidade. Parabéns também pela festa maravilhosa , que foi completa do almoço ao delicioso Bolo de Aniversário!
Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, 05/02/2017.
Veja vídeos e fotos!
Entrevista:
OS PARABÉNS DO SR. MARCELO EMOCIONADO: