Fiscais da Receita Federal apreenderam 100 vibradores de silicone e 200 massageadores eróticos no Aeroporto de Foz do Iguaçu (PR) no feriado do Carnaval.
A mercadoria estava em uma mala com um homem e sua família que embarcavam para Fortaleza (CE) na tarde de terça-feira (4).
Ele havia comprado os produtos no Paraguai e conseguiu passar pela fiscalização na fronteira, mas foi detido em uma verificação de rotina no aeroporto.
A Receita considerou que a quantidade indicava intuito comercial. A legislação autoriza importação em bagagens de produtos apenas para uso pessoal. Para revender os produtos, a importação deve ser feita por meio de uma empresa especializada.
Ao fornecer os contatos aos fiscais no aeroporto, o homem passou um e-mail de um motel em Fortaleza (CE).
Ele e a família foram liberados após a checagem. O material será levado a um depósito da Receita em Foz do Iguaçu e deve ser destruído. O valor total ainda será apurado.
O caso será repassado ao Ministério Público, que decidirá se abre processo penal contra o dono da mercadoria pelos crimes de contrabando e descaminho.
Neste ano, a Receita apreendeu, em janeiro (último dado disponível), US$ 10 milhões em produtos irregulares na região de Foz do Iguaçu. O cigarro lidera a lista de mercadorias retidas.
Fonte: Folha de S.Paulo