O IFPE – campus Pesqueira e o Movimento Estudantil fizeram, nesta quarta-feira (04), uma série de homenagens póstumas à professora Maria do Rosário Sá Barreto, que faleceu nessa última sexta (29), vítima de um ataque cardíaco. O tributo a Rosário ocorreu no auditório do próprio campus pesqueirense e reuniu dezenas de estudantes, servidores e familiares da docente. Representantes da Reitoria também se fizeram presentes.
Estudantes ligados à Trupe Cultural tocaram e cantaram músicas que a professora gostava. Mensagens emocionantes foram lidas, discursos foram proferidos e um vídeo com uma pequena entrevista de Rosário, gravado no início desse ano pela Ascom, foi exibido aos presentes. Ao final do tributo, o Movimento Estudantil convidou a todos para plantarem, na área externa do Campus, uma muda de árvore simbolizando a esperança plantada por Rosário no coração de todos que fazem o Campus Pesqueira.
Rosário possuía mais de quarenta anos de caminhada na área educacional de Pernambuco e deixou órfãos centenas de estudantes. Para se ter ideia da dimensão do carinho que a comunidade estudantil e docente tinham por Rosário, a notícia de sua morte, publicada na página oficial do IFPE – campus Pesqueira, foi visualizada por mais de 45 mil pessoas.
Na página pessoal do Facebook de Rosário, pode-se ver, por meio de inúmeros depoimentos, a grandiosidade da mulher e cidadã que foi.
Trajetória Profissional – Maria do Rosário Sá Barreto possuía graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1978) e mestrado em Ciências da Linguagem pela mesma universidade. Lecionou no Colégio Marista do Recife entre 1977 e 2002. Lecionou também no Instituto Salesiano de Filosofia, na Faculdade Frassinetti do Recife e no Colégio Mosteiro de São Bento de Olinda. Nos últimos vinte anos, foi professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
—