A prefeitura de Pesqueira informa que realiza o controle diário dos casos notificados de doenças diarreicas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também do Hospital Dr. Lídio Paraíba. O controle é realizado com preenchimento do plano de tratamento aplicado e são seguidos protocolos estabelecidos *obrigatoriamente pelo Ministério da Saúde*
A prefeitura salienta que é garantida a toda população acesso aos insumos necessários para o tratamento como soro de reidratação oral, soro fisiológico e tratamento por antibiótico quando necessário.
Existem também condutas rotineiras para a prevenção de doenças diarreicas como análise da água de escolas, creches e abrigos nas zonas rural e urbana. A etiologia das doenças é estudada através de pesquisas epidemiológicas enviados ao LACEN- PE semanalmente.
Nos primeiros meses do ano há historicamente o aumento dos casos, mas sem causas reconhecidas pela *Secretaria Estadual e/ou Ministério da Saúde*. Qualquer afirmação ou o uso do termo “virose da mosca” para justificar os casos diarreicos não passa de uma suposição e não uma causa oficial.
É fato que a prefeitura de Pesqueira toma todas as medidas epidemiológicas e sanitárias cabíveis seguindo os protocolos vigentes e que todo paciente que tem buscado assistência, seja ela ambulatorial ou hospitalar, tem sido atendido e tratado conforme os mesmos protocolos.
No que se refere ao aumento do número de culix (muriçoca) em nosso município, ele, segundo o Ministério da Saúde *não é transmissor de nenhuma arbovirose* (dengue, zika e chikungunya). Mesmo assim, a Prefeitura vem realizando trabalho de combate, com recursos próprios, no intuito de promover o bem estar da população. O empenho e sucesso dos trabalhos realizados pela prefeitura se refletem nos baixos números de casos suspeitos de arboviroses em Pesqueira.