Home / Destaque / Justiça Federal determina que Neoenergia explique aumento médio de 18,98% na conta de luz em PE

Justiça Federal determina que Neoenergia explique aumento médio de 18,98% na conta de luz em PE

Juiz da 10ª Vara da JFPE no estado deu prazo de cinco dias para concessionária justificar o reajuste, que entrou em vigor na sexta (29).

Por g1 PE

30/04/2022 18h13  Atualizado há um dia


Conta de energia ficou mais cara em Pernambuco  — Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Conta de energia ficou mais cara em Pernambuco — Foto: Cecília Bastos/USP Imagenshttps://fc1e0fb7872c9c11211320125cfdfe1b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) determinou que a Neoenergia explique o aumento médio de 18,98% na conta de luz no estado. A concessionária tem cinco dias para apresentar as justificativas para o reajuste, que entrou em vigor na sexta (29).

O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica na terça-feira (26). A mudança afeta cerca de 3,8 milhões de clientes no estado, segundo a Neoenergia. Com o aumento, quem paga R$ 100 de conta de luz passará a desembolsar R$ 120.

A decisão é do juiz da 10ª Vara Federal em Pernambuco, Nivaldo Batista Júnior. Ele acatou um pedido encaminhado pelo deputado federal Felipe Carreras.https://fc1e0fb7872c9c11211320125cfdfe1b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Segundo a Justiça, depois desse prazo, o magistrado vai decidir se mantém ou derruba o reajuste. A JFPE informou que é comum ouvir “a parte contrária” antes de apreciar o pedido liminar de tutela de urgência.

Por meio de nota, a Neoenergia informou que ainda não foi oficialmente notificada. Também no comunicado, a concessionária disse que “reitera a legalidade do reajuste definido e homologado pela Aneel.

“As distribuidoras de energia são a ponta de uma cadeia que absorve todos os custos de produção, transporte da energia e tributos, honrados previamente ao pagamento pelos clientes”, afirmou.

Quem são os vilões da conta de energia?

Chuveiro elétrico é um dos "vilões" da conta de luz  — Foto: Reprodução

Chuveiro elétrico é um dos “vilões” da conta de luz — Foto: Reproduçãohttps://fc1e0fb7872c9c11211320125cfdfe1b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Com o aumento na conta de energia, é preciso saber identificar quais práticas e quais eletrodomésticos estão fazendo o consumidor gastar mais dinheiro.

O supervisor de eficiência energética da Neoenergia, antiga Celpe, Artur Costa afirmou que todo equipamento que tem resistência e gera calor ou frio entra na lista de “vilões”: ar-condicionado, chuveiro elétrico e geladeira são alguns dos exemplos de eletrodomésticos que puxam mais energia.

Sobre o ar-condicionado, Costa diz que é preciso planejar a compra do equipamento ou avaliar a dimensão no quarto ou cômodo onde ele está instalado. Não adianta ter um aparelho muito grande e potente para resfriar um espaço pequeno, por exemplo, sendo ideal manter a temperatura entre 22 e 23 graus.

Quanto aos objetos na cozinha, ele alerta para o cuidado em não deixar a geladeira próxima ao fogão, pois o forno pode transmitir calor para a geladeira que está fria e vai passar a aumentar o consumo para manter a temperatura ideal.

Veja dez dicas para reduzir o consumo de energia

Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora

Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. O monitor pode ser desligado sempre que o usuário se ausentar do ambiente. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.https://fc1e0fb7872c9c11211320125cfdfe1b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Fique de olho no carregador de celular

Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, ele consome energia elétrica.

Aproveite a luz natural

Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

Evite usar o modo de espera dos aparelhos

Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em “stand-by”, o famoso “modo espera” que permite ligar o equipamento diretamente. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.

Evite banhos longos

Tome banhos de, no máximo, cinco minutos. Ao ficar tempo demais debaixo do chuveiro, você desperdiça água e consome energia elétrica em excesso, principalmente no inverno. Priorize também pelo modo “morno” ou “verão” em dias quentes.

Escolha lâmpadas LED

Dê sempre preferência às lâmpadas LED. Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.

Utilize a função “timer” das TVshttps://fc1e0fb7872c9c11211320125cfdfe1b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Evite dormir com a TV ligada. Utilize a função “timer” ou “sleep” para que ele desligue sozinho.

Utilize a geladeira com eficiência

Evite utilizar a parte de trás da geladeira ou do freezer para secar panos e roupas. Verifique sempre o estado da borracha de vedação e evite abrir a porta a todo momento.

Passe as roupas de uma única vez

Junte a maior quantidade possível de roupas para passar e sempre utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Deixe as roupas leves para passar com o ferro desligado.

Confira os fios de casa

Fios desencapados ou expostos podem gerar acidentes e contribuem para perda de energia. O recomendado é trocá-los com urgência.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top