Home / Destaque / Laurene Martins – PIONEIRO na COMUNICAÇÃO em PESQUEIRA-PE – 70 anos de história  

Laurene Martins – PIONEIRO na COMUNICAÇÃO em PESQUEIRA-PE – 70 anos de história  

 

70 anos de história

Laurene Martins, jornalista, locutor, radialista e pioneiro na comunicação da cidade de Pesqueira-PE, é também, uma das últimas reservas culturais dessa cidade.

Nasceu na cidade de Pesqueira, na Rua Barão de Vila Bela, no dia 24 de março de 1929, filho de Almerindo Martins de Oliveira, natural de Vitória de Stº Antão-PE e de Áurea Sena Oliveira, natural de Bezerros-PE, irmão de Lourival (um dos fundadores do SAP), Libério (Aviador), Leonice, Lenildo (Ator) e Leani, viúvo de Gilka de Magalhães Martins, natural de Afogados da Ingazeira-PE, com quem teve três filhos e três netas.

Vinte e um (21) de setembro de 2015, é o dia em que Laurene completa 70 anos de atividades na comunicação em Pesqueira, como o radialista mais antigo desse município.

Com a sua grande visão e ousadia, revolucionou a comunicação em Pesqueira, fomentando com seu estilo inconfundível, o ambiente comunicacional dessa cidade.

Em 1944, com apenas 15 anos de idade, iniciou na radiofonia da PQR-Rádio de Pesqueira, que foi o primeiro serviço de alto-falantes local, findado em 15 de Dezembro de 1945.

Em 1946, no dia 19 de março, foi inaugurado o SAP-Serviços de Alto-falantes de Pesqueira, onde Laurene foi um dos fundadores e locutor.

Em 1951, no dia 15 de novembro, com a inauguração da Rádio Difusora de Pesqueira, foi dele a primeira voz a ser transmitida e também, o primeiro discotecário. Depois, passou a apresentar os programas “A Turma da Velha Guarda” e Meu Louro, Dá Cá o Pé”.

Em 1989, no dia 28 de janeiro, entrou para a Rádio Pesqueira FM, como o primeiro locutor, onde permaneceu até o dia 28 de julho de 1992.

Em 2004, no dia 19 de março, como um verdadeiro desbravador da comunicação em Pesqueira, ajudou a trazer de volta os Serviços de Alto-falantes de Pesqueira-SAP, ao lado de Evandro Henrique Wanderley.

Em 2009, no dia 27 de setembro, o seu espírito pioneiro se fez presente, dessa vez, para inaugurar a Web-Rádio da Fundação Cultural-SAP, onde apresenta o programa dominical “Vitrines”, das 20 às 22h, nos moldes da antiga Difusora, sendo também, o primeiro presidente dessa Fundação e, atualmente, o Presidente de Honra.

Considerado um ícone da comunicação em Pesqueira, é também, reconhecido pela sua extraordinária memória e por grande conhecimento sobre a história dessa cidade e do seu povo, sempre ajudando com a sua simplicidade, a fazer a história da Radiofonia e do jornalismo pesqueirense.

Nos anos 50, esteve sob o seu comando na locução do SAP, um menino pobre de 14 anos, que muito prosperou, chegando à locução da Rádio Globo do Rio de Janeiro, para depois tornar-se o famoso cantor e compositor Paulo Diniz, graças à primeira oportunidade, que lhe foi dada por Laurene.

Presença inconfundível nos veículos de Comunicação em Pesqueira, Laurene é testemunha ocular dos principais fatos ocorridos nas últimas décadas em Pesqueira, tendo o privilégio de vivenciar e participar da chamada “Época de Ouro do Rádio”.

Com o poder dos meios de comunicação, ajudou a desbravar Pesqueira de norte a sul e de leste a oeste, integrando as regiões, disseminando uma nova linguagem, levando aos lares cultura, educação, lazer e o mundo para mais perto das pessoas.

Para esse ilustre pesqueirense, as atividades nos meios de comunicação deveriam se caracterizar pelos compromissos com a cidadania, a ética, a consciência cívica e o combate às desigualdades sociais, antes mesmo de se voltarem para o sucesso dos negócios.

A história desse comunicador se confunde com a própria história do rádio Pesqueirense, portanto, é impossível falarmos sobre a antiga Rádio Difusora de Pesqueira e o SAP, sem evocar a grande figura de Laurene Martins e vice-versa, tamanha é a simbiose.

Ao longo de todos esses anos, ele realizou diversos programas de Rádios, apresentações, entrevistas e 2.058 comícios políticos, sendo o primeiro no Distrito de Mutuca, no dia 04 de novembro de 1945.

O Rádio sempre foi a sua verdadeira paixão, ideal, sonho e a sua própria razão de viver.

Hoje, aos 86 anos de idade e 70 de locução, Laurene continua a sonhar, movido pela nobre ideia de servir à comunidade pesqueirense, através da Web-Rádiodo SAP.

Atualmente, Laurene é um dos colunistas do Jornal “Pesqueira Notícias”.

Uma grande homenagem estaria à altura desse homem que, além de tudo, proporcionou melhores dias a milhares de pesqueirenses, através dos meios e serviços de comunicação dessa cidade, onde dedicou toda a sua vida profissional.

Ao Jornalista e Radialista Laurene Martins, parabéns pelo seu legado.

Ao lutador, palmas pela vitória obtida;

Ao sonhador, palmas pelo ideal colimado;

Ao viandante, palmas pelo caminho percorrido;

Ao operário, palmas pela jornada conquistada.

É chegada a hora do reconhecimento, pela sociedade pesqueirense.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top