Home / Destaque / (Lixo!) Da Central ao Prado o Quadro está feio, mas poderemos mudá-lo. É só querer e agir!

(Lixo!) Da Central ao Prado o Quadro está feio, mas poderemos mudá-lo. É só querer e agir!

(Pesqueira precisa de um Mutirão de Limpeza urgente!) Na Semana do Meio Ambiente, infelizmente, a Cidade esteve assim (cheia de Lixo) e ainda está.

O ideal seria que Pesqueira fosse vista como uma Cidade de um povo limpo e educado, que sabe tratar bem da sua Cidade das suas ruas, praças, avenidas, bairros, zona rural, de suas matas e de seus rios, mas infelizmente não é esta a nossa realidade ainda. Pois, em pleno século XXI, nós estamos agindo como pessoas dá época da colonização, que não tinham o conhecimento de que o Lixo e a falta de Saneamento eram as, principais, causas de contaminações das águas e transmissão de muitas doenças, ou seja, a saúde era sempre ameaçada pelo acumulo de lixo e por esgotos a céu aberto.

Estamos cometendo os mesmos erros do passado novamente, jogando o lixo nas nossas portas e ameaçando, principalmente, a saúde de todos. Pois, já sabemos que o lixo é um dos maiores vilões da Saúde Pública e que, além disso, ele contribui com a contaminação das águas dos nossos mananciais. A falta da limpeza, em Pesqueira, torna a nossa imagem de Cidade de Turismo muito pobre e negativa. A natureza da Cidade é sufocada pelo lixo e os nossos espaços de convivência ficam inviáveis para o lazer das crianças e da boa convivência de todos os munícipes (porque o lixo provoca mal cheiro, atrai roedores e ainda vem prejudicando o fluxo normal das águas das chuvas que carregam muito lixo para as galerias de esgotos das nossas casas e leva toda esta poluição para os nossos rios, barragens e lagos. Prejudicam assim a vida das espécies aquáticas e destruindo e matando boa parte da natureza, inclusive, os próprios rios podem morrer, se não forem tomadas as devidas providências necessárias para a preservação deles.

Portanto, temos que nos unir para criar um Projeto de Limpeza (mais rápido possível) e este Projeto tem que mover toda a nossa Sociedade e o Poder Público. Porque se a Cidade não passar por um processo de mudança (na limpeza e na conscientização dos populares), nós estaremos sujeitos a perder espaços, saúde e até o nosso promissor sonho de Turismo (que não se desenvolve em uma cidade com excesso de Lixo, como está a nossa).

A ideia seria… em primeiro lugar, realizar uma grande faxina, porque ela está precisando e merecendo em diversos bairros , para se manter a boa qualidade de vida e convivência humana. Porque ninguem consegue viver bem com uma casa de frete para o monturo. Com certeza o Meio Ambiente tmabém não vai ficar bem se continuarmos tratando-o assim, sem os devidos cuidados para com o descarte correto do nosso Lixo. Por este motivo, precisamos de uma mudança geral e radical, em alguns dos nossos velhos costumes, para dedicarmos mais cuidados a esta causa social. Em segundo lugar, temos que entender que as secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Educação, Urbanismo e Obras devem trabalhar em conjunto (pois é educando por meio das redes sociais, das mídias, das escolas (com palestras e reuniões de bairros, associações e comunidades que poderemos vencer este problema do excesso de lixo nas ruas com o direto e constante apoio das ações das demais secretarias da Limpeza Urbana). Pois, é evidente que não poderemos continuar assim, agravando a cada dia este antigo problema. Portanto, para que a mudanças aconteça as secretarias da linha de frente da limpeza e estrutura não podem cruzar os braços, diante do fato que estamos aqui relatando e, a de Trurismo tem que está vigilante na cobrança dos serviços fisicos e estruturais, para conservar um bom panorama visual de um Município limpo e organizado. Pois, não é nada agradável encontrar tanto lixo nas ruas como está se acumulando nestes últimos dias aqui em Pesqueira. Pois, observando do Bairro da Central até o Bairro do Prado, pelas margens da linha férrea, as ruas se encontram tomadas pelo lixo e por muito mato precisando ser limpo. Portanto, desta forma só temos uma saída… ou limpamos esta cidade e nos reeducamos, ou perdemos o sonho de cidade civilizada para receber o Turismo que é uma das principais possibilidades de Renda e Aquecimento para a nossa Economia Local.

Entendendo esta problemática não podemos mais retardar esta iniciativa popular de escolher o melhor caminho agora, enquanto temos tempo para isto. Porque o Lixo do Século XVIII com as suas mazelas já não nos interessa mais e estamos dispostos a vencer este pesadelo de civilização de atraso, para perseguir os caminhos da Saúde e da Limpeza e do Sucesso. Para ter em nossa Cidade uma melhor qualidade de vida e juntos conquistarmos o Progresso da nossa Cidade. Eis a questão… retroceder ao período do lixo ou avançar por uma Pesqueira mais limpa e mais promissora?

Ressaltamos que, uma simples ação poderá mudar o visual da Cidade e, consequentemente, elevar a autoestima do seu Povo.

Por exemplo, poderíamos levantar uma campanha para evitar os “Pés de Lixo”, no centro da Cidade. Porque Pesqueira não pode continuar transformando em lixeiras as belas árvores plantadas de frente de suas casas (onde já é de costume, que alguns pesqueirenses pendurem várias bolsas de lixo nas frondosas plantinhas de suas calçadas). Vendo as bolsinhas eu sempre me recordo que… um certo dia… eu tive a oportunidade de levar um grupo de turistas para uma Missa, no belíssimo Convento dos Franciscano e, a caminho da conceituada Igreja, o que mais nós víamos eram estes tradicionais ” Pés de Lixo” nas portas pelo trajeto (como Guia) eu tentava distrair os turistas com outras imagens da Cidade, mas eles (os pexzinhos de lixo) eram muito atrativos aos olhos deles e não dava para evitar as olhadas e alguns comentários entre visitantes sobre os bizarros frutos das plantas de nossa Cidade. Nunca esqueci aquelas cenas e sempre que as vejo… sei que temos que mudar a estratégia de exposição deste nosso lixo caseiro, pelo menos nas principais avenidas por onde os turistas não imaginam encontrar tais surpresas desagradáveis.

Confesso-lhes, que realmente não foi nada agradável tentar distrair a visão do Grupo dos religiosos Turistas naquele dia. Pois, ver que os turistas observavam surpresos a imagem dos saquinhos de lixo, nas plantas das calçadas de algumas daquelas residências no caminho, foi um pouco constrangedor para quem passou o dia inteiro só falando de coisas boas sobre a nossa terrinha. Temos mesmo que tentar resolver estes pequenos detalhes de problemas como este do Lixo, antes que percamos o nosso brilho de Cidade bonita e atraente para o Turismo e possamos passar a ser conhecidos como a “Cidade de um Povo acostumado com o Lixo nas plantinhas, nas calçadas e nas ruas”. Pois, uma lixeira fixa na
calçada não custa muito dinheiro (e a frente de uma casa estando bem limpa e arrumada fica mais aconchegante e mais charmosa).

Vamos pensar nisso juntos minha gente! Temos muito a ganhar com a nossa união e a nossa Cidade limpinha.

De início, com o projeto das lixeiras (se este for apoiado pelo Poder Público) os nossos serralheiros vão ter um lucrozinho extra, na fabricação destas cestas suspensas. Vamos tentar? Se conseguirmosrealizar isso juntos, quem sabe se na próxima “Semana do Meio Ambiente” nós não já teremos umas imagens mais agradáveis aos olhos de todos os pesqueirenses e visitantes para contemplar. Poderemos mudar este quadro sim, tudo é possível é só agente querer e acreditar que somos capazes e colocar em ação, porque as as ideias somam e nós fecham a conta. Vamos tentar! O que não queremos mais é este lixo todo nas ruas. Porque o nosso Turismo só avançará, sem o lixo nas ruas para o atrapalhar.

Francisco Mendes/ Pesqueirense e Técnico em Turismo,10/06/2021.

Trocar os “Pés de Lixo” por “Lixeiras altas” e fixadas nas Calçadas

EXEMPLOS DE LIXEIRAS PARA AS PRAÇAS E AS RUAS:

2 comments

  1. Já expus minha opinião em outra oportunidade neste blog e reitero. Que tal criarmos grupos de pessoas voluntárias para fazer varrição na cidade sentido centro bairro? Dirão: Mas já temos garis. Sim, eu sei. Mas eu falo de uma varrição mais apurada, inclusive, conversando, sugerindo aos munícipes para fazerem reparos nas calçadas que é outra praga. Vemos tantos jovens em academias porque é moda. Por que não canalizar não apenas os jovens mas todo e qualquer cidadão para uma ação como essa? O poder municipal poderia também promover como um torneio e aquele bairro que demostrasse que estaria mais limpo ganharia um prêmio (uma obra). O problema parece que está em quem dará o primeiro passo.

  2. Continuando… Para fortalecer o turismo em nossa cidade alguns munícipes estão conversando sobre a possibilidade de fazer uma imagem de Nossa Senhora da Graça. Teria que ser uma imagem tão grande quanto a do Cristo Protetor http://www.cristoencantado.com.br/, como também a instalação do nome Pesqueira no estilo Hollywood, ambos instalados na serra do Ororubá um pouco abaixo das torres de transmissão.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top