Home / Destaque / (Momento Histórico e Festivo!) A ÁGUA DO SÃO FRANCISCO NAS TORNEIRAS FEZ HISTORIADOR PESQUEIRENSE EXTERNAR OS SEUS E OS NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS AOS VERDADEIROS ENVOLVIDOS NO BELÍSSIMO PROJETO QUE VIROU ESTA MARAVILHOSA REALIDADE PARA VÁRIAS CIDADES!

(Momento Histórico e Festivo!) A ÁGUA DO SÃO FRANCISCO NAS TORNEIRAS FEZ HISTORIADOR PESQUEIRENSE EXTERNAR OS SEUS E OS NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS AOS VERDADEIROS ENVOLVIDOS NO BELÍSSIMO PROJETO QUE VIROU ESTA MARAVILHOSA REALIDADE PARA VÁRIAS CIDADES!

ÁGUA DO SÃO FRANCISCO NAS TORNEIRAS DE PESQUEIRA.

Um sofrimento que parecia não ter mais fim há décadas, tudo indica que agora está se chegando ao fim, em caráter definitivo, para um dos mais graves problemas que afligia a população de nossa cidade.

A água da Adutora do Agreste, que vem da Transposição do Rio São Francisco começa a chegar as torneiras do povo de Pesqueira. É um momento de júbilo e de muita comemoração, afinal, a cidade já vivia um novo colapso no seu abastecimento de água a população.

Nesse momento tão auvisareiro é importante não nos esquecermos de lembrar daqueles que lutaram tanto pra essa obra se tornasse realidade, para minorar o sofremento de nossa gente, diante da constante falta de água que nos afligia no nosso dia a dia. Porque só sabe o seu real valor, quando ela está em falta.

Não existiria Adutora do Agreste se não houvesse a determinação do Presidente Lula a época, em fazer a Transposição do Rio São Francisco, contra tudo e contra todos, diante das críticas e mobilizações que existiram na época, para que a obra não fosse realizada.

O maior mérito do que está acontecendo hoje em nossas torneira, foi sem dúvida de Lula, pela realização da obra da transposição, que sem ela não existiria a adutora. Pelo Governador Eduardo Campos que negociou a realização do convênio com o governo federal, para sua construção e pela atuação de Ciro Gomes como Ministro da Integração Nacional, do Governo Lula e de Fernando Bezerra Coelho, do Governo Dilma.

Não podemos esquecer que em maior ou menor proporção, a continuidade da Transposição do São Francisco pelos governos Dilma e Temer, foram passos importantes que possibilitaram o sentido dessa obra da adutora, que representa a segurança hídrica, para população do agreste pernambucano, para o consumo humano.

Não há como negar o papel de obstinação exercido pelo Governador Paulo Câmara, a frente dessa obra da Adutora do Agreste, por ter enfrentado o boicote de recursos pelo Governo Temer, para a sua continuidade, bancando com recursos do estado, através da Compesa, para que a obra não parasse, diante do montante que o governo federal deixou de enviar. Tudo para que não atrasasse ainda mais a sua conclusão e a população de Pesqueira e região podesse ter água em suas torneiras.

Agradecemos a todos aquele que ajudaram de forma efetiva, direta ou indiretamente, para que tudo isso se tornasse realidade. Na oportunidade, não podemos esquecer de agradecer a Área Indígena, que enquanto tiveram condições, dentro de sua capacidade hídrica disponível, nos socorreu no abastecimento de água de nossa cidade, durante todo esse tempo. Enfim, estamos todos de parabéns.                    Por Fábio Amorim para o pesqueirafuxico.com, 11/11/2018.

One comment

  1. A Fabetche é perigoooosa!

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top