São imagens de “cortar o coração”, famílias humildes sonhando com uma casinha própria passaram este domingo (22) limpando e cuidando de casas (como se fossem suas) que eles nem sabem se realmente as autoridades irão lhes dar o direito de morar nelas. Mesmo assim, os pais já levaram as criancinhas e contam para elas que estas serão as suas novas moradas (Casas do Minha Casa Minha Vida ainda sem energia e sem água, mas que muitos acham que elas são castelos e mansões, em relação as que eles atualmente moram de aluguel). Sinceramente foi muito triste ver estas cenas de perto.
Isto mesmo, hoje famílias de baixa renda, que já estavam inscritas para serem contempladas com as casas, do Programa Minha Casa Minha Vida, localizado na BR 232, ao lado do Clube Virakopus, aqui em Pesqueira-PE, com a demora do processo de entrega e assustadas com as mudanças do Governo Federal com medo de perderem o direito da Casa Própria, se uniram logo cedo e invadiram as casas que já estavam prontas e a outras faltando pequenos detalhes de acabamento. A maioria destas pessoas que ocuparam as casas não levaram móveis ainda, outras levaram colchões e panelas. Porém, todas levaram vassouras, enxadas e foices para limpar o matagal que já estava à altura das casas, segundo eles que fotografaram e filmaram tudo antes de invadir (com medo de serem responsabilizados por danos já existentes). As casas estavam abandonadas há mais de um ano, aguardando um processo na justiça, existente entre a Construtora e a Caixa Econômica para poderem ser entregues a estes nomeados. Assustados com as mudanças Federais e os boatos de cortes de bolsa Família e do Minha Casa Minha Vida resolveram ocupar as casas como garantia de que não perderão e para tentarem ver se o processo avança na justiça. Na ocasião, de nossa visita ao local as famílias cuidavam felizes das casas como se já fossem delas.
O vereador (Tito França) apareceu por lá para ouvir as reinvindicações destas famílias que sonham com a Casa Própria e muitas foram às perguntas e os pedidos feitos a ele. Segundo o vereador Tito França o papel do político é este: “O dever de representar os munícipes e o dever de buscar soluções para resolver os problemas existentes na comunidade, para oferecer uma melhor qualidade de vida às pessoas”. Ainda segundo ele a Saúde, a Educação e a Moradia são três pilares fundamentais para que a melhoria de vida aconteça. Por este motivo, quando soube da ocupação das casas ele se dirigiu de imediato ao local para ouvir estas famílias que ali se encontravam, tentando elas conquistarem o direito as casas que lhes foram prometidas. E nada mais justo, do que os representantes políticos estarem bem presentes nestas horas, apesar da questão ser Federal, muita coisa poderá ser feita pelo Poder Legislativo e o Poder Executivo (juntos) em apoio a estes que sonham com a Casa Própria. Agora não é hora de fazer politicagens… é hora, sim, de se unir as forças políticas locais para tornar real o sonho destes Pesqueirenses que se cansaram de aguardar por este moroso processo existente entre a Caixa Econômica e a Construtora das Casas, enquanto as casas estavam indo a deriva no abandono. É isto! Veja fotos e vídeos da nossa visita ao local da ocupação.
Francisco Mendes Galindo/ pesqueirafuxico.com, 22/05/2016.