Home / Destaque / Morre, em Poção, o mestre João Elias, que era um importante Patrimônio Vivo de Pernambuco

Morre, em Poção, o mestre João Elias, que era um importante Patrimônio Vivo de Pernambuco

FOTO:
DE LENICE QUEIROGA, ELA AO LADO DO NOSSO MESTRE JOÃO ELIAS ESPÍDPOLA

Infelizmente, Poção perdeu um dos maiores ícones da nossa Cultura da Renda Renascença, o Sr. João Elias Espíndola faleceu na tarde desta segunda-feira, 06 aos 90 anos de idade (que acabara de completar no sábado 04 deste mês). A notícia da sua morte abalou não só a sua amada família e amigos, mas também a toda a comunidade da Capital da Renda Renascença (Poção-PE) e Pesqueira (Cidade da Renda Renascença). Portanto, é com muita tristeza que trazemos aqui esta notícia da sua partida para a eternidade.

O senhor João Elias foi descoberto pela renomada pesquisadora, fotografa, design e escritora Lenice Queiroga (Recifense), que esteve realizando uma importante pesquisa sobre a Renda Renascença, para o lançamento do famoso livro Lagarta Richelieu. Na ocasião, ela colocou este nome, no seu refinado livro, inspirada em um dos pontos de renascença do Sr. João Elias, e foi esta escritora quem o descobriu e apresentou o projeto que o contemplou como um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco.

A pessoa do Sr. Elias era uma das mais importantes representações da Cultura da nossa Renda Renascença. Tanto é que, atualmente, a pesquisadora Lenice Queiroga está com uma grandiosa exposição sobre a História da Renascença e do Livro Lagarta Richelieu, montada na Capital da Paraíba (João Pessoa), onde o Sr. João Elias é uma das figuras em destaque, inclusive, tem um vídeo que faz parte da abertura das apresentações que é iniciado com ele falando sobre a Renascença e o seu trabalho.

Certa vez ouvi falar, em algum lugar, o seguinte pensamento: “A vida é feita de encontros, mas ainda há muitos desencontros pela vida”, coisas que só Deus pode e sabe os porquês, destas coisas acontecerem. Pois, coincidentemente, o Sr. Elias falece, justamente, em quando tudo isto esta acontecendo e a própria pesquisadora, a Lenice Queiroga, está novamente na cidade de Poção e que o motivo da sua vinda foi o de realizar uma Palestra sobre a nossa Renda Renascença, que era a paixão e arte do Sr. João Elias EspÍndola e, evidentemente, ele é um dos principais destaques no brilhante trabalho desta famosa Escritora. Por tudo isso, é com grande pesar que informamos que Pesqueira e Poção perderam um grande filho e um dos maiores mestres da nossa Arte da Renda Renascença, o Sr. Elias.

Que Deus conforte a todos da Família e amigos! Vai com Deus grande Mestre João Elias!

Veja, em seguida, uma matérias sobre um dos prêmios ganhos pelo nosso mestre Elias!

Francisco Mendes Galindo, 07/03/2023.

(Cultura: MESTRE João Elias Espíndola!) Você sabia que este nosso querido “Patrimônino Vivo da Renda Renascença” receberá mais uma Homenagem?

PARABENIZAMOS E AGRADECEMOS, AO MESTRE E A PESQUISADORA.

O Patrimônio Vivo de Pernambuco em Renda Renascença, o mestre João Elias Espíndola receberá, em breve, o título de Notório Saber em Cultura Popular que será concedido pela Universidade de Pernambuco. O município de Pesqueira parabeniza o mestre João Elias por mais um título conquistado, pela sua belíssima Renascença que enaltece todo o Universo da Renda Renascença e a nossa querida Pesqueira, Berço de todo o início desta História tão linda que hoje atrai pesquisadores e estudiosos do porte da competente pesquisadora, escritora, fotógrafa e ‘designer’ Lenice Queiroga, que, há anos, vem difundindo e promovendo o mestre João Elias. Pois, foi ela quem fez a defesa do nome do Sr. João Elias no concurso do Patrimônio Vivo PE (em 2016), com também o prestigiou no seu renomado e importante livro Lagarta Richelieu e em tantas outras ações realizadas neste meio cultural. As pesquisas e ações da Lenice Queiroga, que, sem sombra de dúvida, têm abrilhantado e elevado o nome da nossa Arte (da Renda Renascença) e enobrecendo o nome da nossa Pesqueira. Pois, o seu livro foi um Marco para a Renascença da nossa Região e de todo o Nordeste, que hoje tem o privilégio de contar com vários prêmios de reconhecimento cultural, como é o caso deste nosso querido Patrimônio Vivo que é o Sr. João Elias Espíndola merecedor de toda a nossa admiração e de aplausos, pela vida dedicada a uma arte tão bela e importante para a economia de nossa Cidade e, a do Municipio de Poção (a sua Terra Natal).As lideranças de Pesqueira com certeza estarão presentes, neste evento que enaltecerá o mestre João Elias Espíndola, nosso querido Patrimônio Vivo de Pernambuco. Parabéns Sr. João Elias! Estamos muito orgulhosos por ter você. Gostaríamos, também, de agradecer e parabenizar a pesquisadora Lenice Queiroga, por tudo que ela vem fazendo pela nossa Cultura e os seus artistas anônimos (como era o nosso querido Sr. João Elias Espíndola e hoje é reconhecido pelo belíssimo trabalho que sempre fez). Parabéns! Pesqueira e Poção agradecem!

Nossos queridos: Mestre João Elias e a escritora Lenice Queiroga

Fotos do site da escritora e pesquisadora Lenice Queiroga.

VISITE O SITE: www.vernacularrenascença.com

OBSERVAÇÃO: O TÍTULO DO LIVRO DELA (LAGARTA RICHELIEU) FOI INSPIRADO EM UM DOS TABALHOS DE RENDA DO MESTRE JOÃO ELIAS (CONFIRA ESTA CURIOSIDADE NO SITE DA AUTORA!)

TEXTO: Francisco Mendes Galindo,13/08/2021

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top