02/01/2015 22h07 –
Mesmo com reforço nos estoques, postos e lojas estão sem o produto.
Blitze educativa vão até fim do mês: multas começam a partir de fevereiro.
Os motoristas que circulam na Região Metropolitana do Recife estão com dificuldades para encontrar os extintores de incêndio do tipo ABC, que passaram a ser obrigatórios desde o início do ano, seguindo uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Donos de postos de gasolina e lojas relatam que, mesmo com reforço nos estoques, os extintores foram vendidos rapidamente. A grande procura surpreendeu o mercado, como mostrou reportagem exibida pelo NETV 2ª Edição desta sexta-feira (2). [veja vídeo ao lado]
O prazo para que os motoristas que circulam no estado se adequem à medida foi ampliado. Multas só começam a ser aplicadas a partir de 1º de fevereiro, de acordo com o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).
O motorista aposentado Natanael Alves da Silva foi um dos que deixou para 2015 a troca do extintor do veículo. “Eu vou passando no posto para ver se tem. Vou procurando, mas não vou rodar muito. A gente se arrepende de deixar para última hora, pensa que tem”, lamenta o aposentado.
A falta de extintores é geral. Os motoristas têm rodado muito atrás do equipamento, sem sucesso. O professor Carlos da Silva Ramos rodou por diversos postos da cidade e não conseguiu encontrar. “Só não fui ainda em posto de saúde. Pode ser que em posto de saúde tenha”, diz desanimado.
Os postos reforçaram os estoques, mas a procura na última semana superou todas as expectativas. “Está faltando em torno de uns 200, a procura está sendo muito grande”, conta o vendedor Gervásio da Costa. “Eu dupliquei a minha quantidade de pedido de extinto. Só no final da semana do mês de dezembro eu comprei mais ou menos 150 produtos a mais numa semana e não sobrou nenhum”, conta o gerente de posto de gasolina, Isaías Santos.
De acordo com o Detran-PE, os equipamentos são mais econômicos, sustentáveis e eficientes na contenção de incêndios, mas só se tornaram obrigatórios em 2005. A mudança foi determinada em 2009, pela resolução do 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Agora, os veículos produzidos antes dessa data também vão precisar aderir ao equipamento, caso contrário serão multados a partir do dia 1º de fevereiro.
Durante todo o mês de janeiro, o Detran-PE faz blitze educativas para orientar os motoristas sobre as novas regras. Quem for flagrado circular sem o extintor tipo ABC estará cometendo uma infração grave. A multa é de R$ 127,69 centavos, além de cinco pontos na carteira. O carro fica retido pela fiscalização até a compra do novo extintor de incêndio.
FONTE G1/PARA/PESQUEIRAFUXICO.COM