*Sonora Brasil 2019 chega a Buíque e Arcoverde*
_Com tema “Música dos Povos Originários do Brasil”, projeto nacional do Sesc vai trazer povos indígenas para apresentações gratuitas_
O Sonora Brasil, considerado o maior projeto de circulação musical do país, inicia o circuito Norte e Nordeste 2019 neste mês de maio. Com o tema “Música dos Povos Originários do Brasil“, o público vai conhecer a musicalidade e a cultura de grupos indígenas do país que vão percorrer 14 cidades do Estado. Os primeiros grupos a se apresentar são o Dzubucuá, da comunidade Kariri-Xocó de Porto Real do Colégio (AL), e o Memória Fulni-ô, do povo Fulni-ô de Águas Belas (PE).
Com cantos, danças e instrumentos de cordas, sopro e percussão, os povos vão mostrar suas tradições culturais e o cotidiano das aldeias. O circuito chega a Buíque, no sábado (11). Lá, o encontro acontece no Povo Kapinawá Aldeia Ponta da Várzea, zona rural do município, às 15h. E no domingo (12), em Arcoverde, o local será a Praça Winston Siqueira, no centro da cidade, às 17. Todas as apresentações são gratuitas.
O projeto – o Sonora Brasil promovido pelo Sesc teve sua primeira edição em 1998. De lá para cá, contabiliza números impressionantes: em 21 edições, alcançou 750 mil pessoas, realizou 6.098 concertos de 85 grupos em mais de 150 cidades do país. Ao todo, 431 músicos participaram do circuito. Até o fim de 2019, os 63 artistas dos dois temas farão 350 apresentações, em 97 cidades. O tema “Líricas Femininas” circulará pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste enquanto o tema “A Música dos Povos Originários do Brasil” seguirá pelas regiões Norte e Nordeste. No ano seguinte, os grupos invertem as regiões fazendo com que todos circulem por todo o país.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.
*Serviço: 22º Sonora Brasil*
*Programação:*
Sábado (11/05) – Buíque
Local: Povo Kapinawá Aldeia Ponta da Várzea – Zona rural de Buíque
Horário: 15h
Informações: (87) 3855-2230
Domingo (12/05) – Arcoverde
Local: Praça Winston Siqueira – Centro da cidade
Horário: 17h
Informações: (87) 3821.0864