Sábado ,15/10/2014, foi um dos dias mais especiais de minha Pesqueira, porque ela lembrou e homenageou um dos seus filhos mais Ilustres.
Começamos homenageando-o, às 16 horas, com o anuncio de uma Praça que será construída, para o lazer da população, e que receberá o nome deste saudoso Jornalista pesqueirense. Logo após, foi o momento da missa, em ação de graças a ele; e por fim, todos foram convidados a participar, no Auditório do Hotel Estação Cruzeiro, de uma exposição dos seus trabalhos. Neste momento, muitas foram as lembranças trazidas e as emoções revividas por amigos, familiares, admiradores e, principalmente, por seus filhos, que estavam presentes. Infelizmente, não chegamos em tempo hábil para registrarmos tudo. Porém, pelo que assistimos deu para perceber a grandeza do homem que estava sendo homenageado pelo seu centenário de nascimento, apesar de ele já não estar mais entre nós, foi como se estivesse ali em cada coração e em cada palavra citada. Pois, através da grandeza das lembranças dos amigos e familiares no cerimonial, em sua homenagem, foi que muitos tiveram a oportunidade de reviver a história dele e os jovens tiveram o prazer de o conhecer através dela. Estamos falando do inesquecível Jornalista, Eugênio Maciel Chacon, que fora comerciário (nas casas José Araújo), funcionário das Fabricas Peixe e não parou por ai. O Senhor Eugênio desempenhou diversas funções entre o comercio, a indústria, os órgãos públicos e a vida pública. E tudo que ele fazia sempre realizava com uma marcante atuação. Sem sombra de dúvidas, o jornalista Eugênio Chacon era um homem de inteligência avançada, para o seu tempo.
Mas de tantas funções e atividades desenvolvidas (para este homem de Curriculum invejável) a que mais o projetara, talvez por ser ela a sua maior paixão, foi a do Jornalismo (que fora o seu canal aglutinador dos interesses e reivindicações de toda a comunidade), tornando-se, assim um dos marcos da imprensa matuta, na sua época. O seu jornal semanário intitulado “A VOZ DE PESQUEIRA” no qual com perseverança e inteligência ele fazia as suas colocações e campanhas, em prol do Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural da nossa gente. Eugênio Chacon se destacou como o melhor jornalista do Interior de Pernambuco. E Como disse, hoje em discurso, no cerimonial do Hotel Cruzeiro, o seu filho Evandro Maciel Chacon (Atual Prefeito da Cidade de Pesqueira, pela 3ª vez) “o meu pai era um contador de estórias ele nos dava lições contando estórias” …”Pois, todas as estórias que ele nos contava tinham um fundo moral, uma lição de vida…e todas elas era ele mesmo que as criava”, acrescentou Evandro. Em suas palavras, o Prefeito Dr. Evendro Chacon nos levou a viajar no tempo, contando alguns fatos da sua infância vivenciada ao lado dos irmãos e do seu pai Eugênio Chacon. Conheça um pouco da história deste inesquecível pesqueirense e jornalista, através das palavras do seu filho Evandro Maciel Chacon! E perceba a pessoa humana que o Sr. Eugênio Maciel Chacom foi como também a importante contribuição que ele deu para a nossa história de Pesqueira e do Estado de Pernambuco. Por este motivo, ele sempre será lembrado com muito orgulho por todos os pesqueiresnses que o conheceram e os que o irão conhecer através dos seus escritos, que serão todos digitalizados pelo Projeto de Restauração da FUNDAÇÂO JOAQUIM NAMBUCO. Além deste trabalho da Fundação Joaquim Nabuco, ainda, segundo o Professor Fernando Freire (Presidente desta Instituição) O Governo Municipal, em parceria com a FUNDAJ, irá restaurar a Estação Ferroviária de Pesqueira, o Prédio da Prefeitura (para o funcionamento da Fundação de Cultura Zeferino Galvão), a Banda de Música de Pesqueira e será criada uma Universidade Aberta, como também, teremos o apoio a criação de um Centro de Criatividade Musical ou uma Escola de Música. Realmente, esta homenagem nos trouxe saudades, deste exemplar jornalista, e nos abriu as portas para estas novidades anunciadas, que, com certeza, acrescentarão muitos valores a nossa Cultura e ao nosso Turismos Local.
Francisco Mendes Galindo (www.pesqueirafuxico.com)
Vídeo das palavras de Evandro Chacon e fotos